Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Conselhos Raianos integram-se nos laboratórios de participação Pública para discutir acessibilidades e coesão territorial

Amanhã inicia-se uma nova ronda dos conselhos raianos. À associação cívica Rionor aliaram-se o Instituto Politécnico de Bragança e o Centro de Ciência Viva, já que as sessões serão incluídas na iniciativa do Ministério do Ensino Superior: Laboratórios de Participação Pública.
Os conselhos raianos discutem este ano os problemas da região fronteiriça centrado nos temas das acessibilidades e da coesão territorial.

Francisco Alves, o presidente da associação Rionor, espera que ao longo dos próximos seis conselhos raianos, que se terão lugar em Portugal e Espanha, sejam discutidas as oportunidades de desenvolvimento da região e a ferrovia será um dos assuntos centrais.

“A estação do AVE em Otero de Sanabria vai ser construída, mas só vão parar lá os comboios se Bragança estiver associada e é preciso uma ligação até lá, como vai ser é o que vamos discutir”, refere.

O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, explicou que o apoio da instituição de ensino à iniciativa acontece porque ela se enquadra no modo de funcionamento dos laboratórios de participação pública.

“Se houver mais pessoas para além do próprio IPB, Centro Ciência Viva e da CIM, que estejam disponíveis para intervir, isso vai ao encontro da filosofia do laboratórios de participação pública, que é pôr as pessoas a participar e a dar-nos ideias sobre temas que acham importantes e que nós propomos, dando-nos ideias sobre como se pode de facto fazer com que a nossa região fique melhor”, sustentou Sobrinho Teixeira.

Amanhã à tarde realiza-se o primeiro conselho raiano em Bragança, na Domus Municipalis. Até 25 de Novembro a iniciativa vai ainda passar por Puebla de Sanabria, Torre de Moncorvo, Alcañices, Alfândega da Fé e Vila Flor. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário