A Freguesia de Sambade, Alfândega da Fé, é a primeira Eco-Freguesia do concelho. A distinção foi atribuída pela ABAE- Associação Bandeira Azul da Europa- e premeia as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos habitantes.
Trata-se da primeira edição do Eco-Freguesia XXI, um prémio nacional que distingue as boas práticas de sustentabilidade local, nas vertentes social, económica e ambiental.
Ricardo Pimentel, Presidente da Junta de Freguesia de Sambade, recebeu das mãos dos responsáveis do projeto o Galardão Eco-Freguesias XXI, numa cerimónia que decorreu em Torres Vedras. A Freguesia ergue, agora, a Bandeira Verde da sustentabilidade, um reconhecimento pelo trabalho realizado na promoção do desenvolvimento sustentável da comunidade.
O Prémio Eco-Freguesias XXI é atribuído com base na análise de 10 indicadores de sustentabilidade local: Educação para a Sustentabilidade; Gestão Ambiental; Mobilidade e Transportes; Espaços Públicos; Biodiversidade e Espaços Verdes; Informação e Participação Pública; Serviços de Proximidade; Animação Sociocultural; Promoção do Desenvolvimento e Visão do Desenvolvimento.
“Uma Eco-Freguesia é, neste contexto, uma freguesia que respeita os princípios de desenvolvimento sustentável e de inclusão e justiça social, é economicamente próspera e socialmente dinâmica. Ser Eco-Freguesia é ter condições favoráveis de empregabilidade, acessibilidades, e ampla e qualificada oferta de serviços e equipamentos, que contribuam para melhorar as suas condições de atratividade e competitividade”, refere a ABAE.
Na primeira edição do Eco-Freguesias foram apresentadas 48 candidaturas, 39 Juntas de Freguesias foram distinguidas com a Bandeira Verde. A Freguesia de Sambade ficou entre as 10 melhores a nível nacional, com um score superior a 70%.
Nota de Imprensa - CM Alfândega da Fé
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário