Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Uma viagem até às tradições antigas da vida rural é a proposta do Festival de Música e Tradição da Lombada

O Festival de Música e Tradição da Lombada regressa à aldeia de Palácios entre os dias 28 e 30 de Julho.
Foi apresentado ontem o cartaz que da 19ª edição que ao longo de três dias vai recriar actividades e vivências antigas da vida rural.
Raúl Tomé, presidente da Associação Cultural e Recreativa de Palácios, que organiza o festival, explica que a organização se preocupa em preservar cinco aspectos, que considera importantes e que são a mola impulsionadora de um festival, que conta com a participação de todos os habitantes da aldeia
“O ciclo do pão, os trajes, o artesanato, a gastronomia e a música. Os dois últimos são a mola impulsionadora deste festival. Para a realização deste festival a organização conta com o trabalho de toda a aldeia “que adere em força e cada um com o seu trabalho torna possível que todos os anos se continue com esta que é já uma tradição.”
Este é um festival que sobrevive, dos patrocínios e principalmente do apoio da câmara de Bragança. Na sessão de apresentação, Hernâni Dias, presidente do município destaca que é “necessário não deixar cair no esquecimento as tradições da vida rural e por isso é importante juntar a tradição à inovação, regressando às raízes e memórias de forma a valorizar as vivências dos mais velhos.”
O apoio da câmara municipal ronda, este ano, os três mil euros. Uma feira de artesanato e produtos da terra, refeições comunitárias, visitas ao moinho de água, museus rurais e monumentos da região, vão fazer parte destes 3 dias em que os visitantes também podem ver uma recriação do ciclo tradicional do pão, os toques de sino e vários momentos musicais no Festival de Música e Tradição de Lombada, que vai agitar a aldeia bragançana de Palácios nos dias 28, 29 e 30 de Julho. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário