Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Apresentação do Livro "Mirandela, Outros Falares"

O nosso conterrâneo Jorge Lage, natural de Chelas e autor de vários títulos onde descreve a nossa terra e região, bem como as suas culturas e gentes, fez-me chegar um email, que eu pelo seu conteudo acho pertinente dar a conhecer a todos os Arquivistas que gostam da literatura e da poesia bem como dos seus autores.
No final deste mês foi editado o meu livro «Mirandela Outros Falares». Gostava de o poder apresentar na CTMAD de Lisboa no próximo Outono e que pudesse coincidir com outra actividade da Casa, isto se a Casa vir que tem interesse.
Deixava a data ao critério da Casa.
Na «Nota Introdutória» o Presidente, Eng. António Branco, refere: «Percorremos estas páginas com ansiedade e surpresa por vezes juvenil, qual criança à descoberta de um novo tesouro ou adulto em busca e rebusca das suas mais felizes memórias. Ninguém consegue ficar indiferente. Na memória coletiva dos mirandelenses, na memória das actuais e vindouras gerações, Jorge Lage e as suas obras serão sempre referências incontornáveis de uma forma de ser e amar Mirandela».
No Prefácio o Eng. Jorge Golias refere: «Este livro é uma festa da memória dos hábitos rurais mirandelenses, das práticas agrícolas, das pequenas histórias, e de alguma grande história, das canções antigas, dos sons de um carro de bois ou de uma nória e, sobretudo, do falar local.» 

Nota: Pode ser consultado o blogue «tempo caminhado» no texto:
«Mirandela Outras Memórias» - Jorge Lage
Saudações trasmontanas e Alto Durienses,

Saudações,
Jorge Lage


Envio em anexo cartaz e convite da apresentação do meu novo livro «Mirandela Outras Memórias» no Auditório do Museu da Oliveira e do Azeite (entrada do lado do Parque Império, junto à Praça de Táxis) de Mirandela, dia 3 de Agosto, pelas 18H00.
Um livro que interessa a toda a região trasmontana e alto duriense e beira trasmontana.
Quer saber o que pensa o escritor J. Rentes de Carvalho da língua portuguesa?
Quer descobrir de que raça bovina são os olhos mais belos?
Tem a imagem de um burro com as cangalhas e cântaros de água?
Conhece a «aldeia bordada de xisto»?
Conhece mesmo a história da Senhora da Ribeira ou da Senhora da Serra?
Descubra e observa uma tarara.
Era capaz de recriar a «Encomendação das almas»?
Conhece a história da alheira ou fica-se mais pela fantasia?
Prefere beber «aur» ou água?
Descubra a «Berroa» na vila da Torre!
Os «Minhotaços» pertencem a que província ou região?
Como é que um filósofo me classifica uma giesta enquanto os biólogos e botânicos deixavam no ar alguma dúvida?

O livro, «Mirandela Outras Memórias», vai estar disponível, entre outras, na Livraria Minho (lminho@livrariaminho.pt, ) - em Braga e na Livraria - Traga-Mundos (traga.mundos1@gmail.com, ) em Vila Real. Também vais estar disponível: Livraria Académica - Porto, Livraria Varadero - Porto, Livraria Cristina - Mirandela, Livraria Aguiarense - Vila Pouca de Aguiar e Antígona (da Dr.ª Isabel Viçoso) - Chaves.



Eduardo Guardião Mor

Sem comentários:

Enviar um comentário