Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Fardos de Palha (Pacotes de Bolacha Baunilha)

Pois aí está a expressão tão usada mas impossível “sol na eira e chuva no nabal” isto tudo porque na universidade da vida, nesta última semana alguns agricultores lamentaram a falta da chuva, enquanto os nossos tios pastores sobretudo o tio Paulo pastor de Brunhozinho do conselho de Mogadouro e o Duarte de Prado Gatão, Miranda do Douro, disseram-nos que a água para as pastagens não faz falta nenhuma até ao mês de Outubro. As ovelhas comem melhor agora a erva seca. Mas verdade é uma a água é o sangue da terra!
Está quase finda a época dos “ginásios de musculação” carregamento e arremesso dos fardos de palha (pacotes de bolacha baunilha) como lhe chama o tio Cordeiro de Vila de Ala Mogadouro. Cada fardo de palha pesa cerca de 20 quilos.
Em conversa com a tia Gina de Milhão soubemos que o seu filho de 21 anos consegue deitar com a espalhadoura um fardo de palha até a sétima fiada e que inclusive consegue deitar o fardo de um lado para o outro do reboque, há valente!!!
A tia Antónia de Rio Frio como nos mostra a foto já leva o seu reboque lutado de fardos, embora todos os agricultores nos tenham dito que este ano há muito menos do que em anos anteriores. O tio Delmino de Grijó Bragança consegue transportar na caixa do tractor 45 fardos, é obra!!!
Felicito todos aqueles que com força e valentia dominam os trabalhos agrícolas.
Alguns já chegaram outros a caminho e muitos a fazer exercício de aquecimento para matar saudades da sua família e terra Natal, estou-vos a falar dos nossos queridos emigrantes que ajudam as nossas terras a ter mais vida.
Ficamos todos muito admirados com a apresentação do tio Licínio Freitas, de Jou (Murça), pastor de profissão, quando nos revelou que curou a sua úlcera e a da esposa com chá de eucalipto. Três folhas de eucalipto por cada litro de água e beber durante 15 dias. Os exames que fez antes de começar a tomar o chá, acusaram a dita úlcera, e noutros exames feitos já depois de ter começado a tomar o chá, já não acusavam a úlcera.
O eucalipto é uma erva medicinal muito poderosa, com diversos benefícios para a nossa saúde e bastante usada para o tratamento de inúmeros problemas de saúde, especialmente do foro respiratório como a asma, sinusite, a bronquite e a rinite. As folhas de eucalipto são bastante usadas há séculos para o tratamento dos mais diversos problemas. O óleo essencial, retirado das folhas do eucalipto, contém função anticéptica e desinfectante. Além disso, a erva também serve no combate de doenças reumáticas e dores musculares.

Tratamento natural para sinusite com o eucalipto

Para aliviar os sintomas da sinusite, a inalação do vapor desta planta é uma forma natural e simples para o problema. A inalação deve ser composta da seguinte forma:
Faça um chá de eucalipto e inspire o vapor durante 20 minutos.
— Preste atenção para não inspirar o ar muito quente, pois pode provocar queimaduras ou prejudicar o bom funcionamento das vias aéreas.
— A melhor maneira para fazer a inalação é deitar o chá numa bacia, ponha-a em cima de uma mesa e sente-se numa cadeira de uma forma que dê para sentir o vapor do chá de eucalipto chegar às vias respiratórias.
Sabia que o eucalipto também tem características para tratar a pele? Para isso basta fazer uma receita simples:
— Ferva 500 ml de água;
— Adicione 2 folhas de eucalipto, cascas de limão, laranja e 2 gotas de óleo de lavanda;
— Retire do fogo e deixe que o rosto receba, de longe, esse vapor por 10 minutos.
É fundamental ter bastante atenção para não se queimar com o vapor. Para ter certeza de que o vapor não será maléfico, desligue o fogo e deixe que arrefeça de 3 a 5 minutos. Confira com a mão se o vapor está bem quente de uma altura mínima de 30 centímetros. O mesmo processo pode ser utilizado para os pés, pois relaxa e activa a circulação sanguínea.

Contra-indicações

Grávidas, mães amamentar ou crianças menores de dois anos não devem consumir o chá de eucalipto. Quem toma sedativos, analgésicos ou anestésicos devem evitar ingerir o eucalipto, pois poderá acabar mudando os efeitos. Mas é sempre bom perguntar ao seu médico se o chá de eucalipto é recomendado para o seu caso e qual será a dose certa para ser ingerida. Evite medicar-se sozinho para prevenir reacções adversas não esperadas e ainda piores de tratar.

in Enciclopédia de Plantas Medicinais

Doutras mesinhas como estas iremos falar e compartilhar connvosco ao longo das próximas edições.

Tio João
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário