Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Segundo Núcleo de Apoio à Vítima do distrito criado em Torre de Moncorvo

O Núcleo de Apoio às Vítimas de violência doméstica da cidade de Bragança não é suficiente para responder às necessidades de todo o distrito. Depois de terem sido estudados os índices de violência doméstica, comparando as queixas na GNR de cada município e os processos acompanhados pelo núcleo de apoio à vítima, chegou-se à conclusão que era importante reforçar a resposta e criar um segundo núcleo.
Catarina Marcelino, a secretária de estado para a cidadania e igualdade, explica que por uma questão geográfica e de acessibilidades o núcleo tem sede em Torre de Moncorvo e vai servir principalmente os concelhos do sul do distrito.

“Quando saímos de Bragança e avaliamos o número de queixas nas forças de segurança em Bragança e o número de atendimentos do núcleo em Bragança o número é ea por ela, quando no começamos a afastar geograficamente, o número de queixas na GNR é muito superior ao número de atendimentos que o núcleo faz”, destacou.

Por achar que a resposta ao problema é insuficiente, o governo resolveu que o atendimento às vítimas devia ser duplicado e lançou o repto aos municípios para que o projecto se concretizasse. No distrito de Bragança as negociações não foram simples e os municípios que abraçaram o projecto foram Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo, que fizeram uma parceria com várias entidades.

“Chegou-se a acordo de que a entidade que iria ser responsável pelo gabinete é a Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé porque já tem Know-how nesta área”, afirmou a secretária de estado.

O projecto é apoiado financeiramente pelos dois municípios. Para já o núcleo vai dar resposta às vítimas dos concelhos do Sul do distrito, com maior compromisso com Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo. A equipa vai ser constituída por 2 psicólogos, 1 jurista e apoio administrativo. Catarina Marcelino espera que outros municípios se venham a associar ao projecto para fazer crescer a área de influência deste segundo núcleo de apoio às vítimas de violência doméstica do distrito de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário