Uma viagem ao tempo em que a ceifa e malha do trigo eram o quotidiano dos habitantes das aldeias, nesta altura do ano. Foi o que os visitantes do Festival de Música e Tradição da Lombada puderam experienciar este fim-de-semana, na aldeia de Palácios, concelho de Bragança.
Raúl Tomé organiza o festival desde o início e explica que uma das grandes atracções é “a recriação do ciclo do pão, desde a sementeira nos meses de inverno até à ceifa e malha do trigo que todos puderam experimentar durante o festival.”
Manuel João Cubo e Adriano Rodrigues fazem questão de participar no festival que consideram que “tem vindo a crescer e a melhorar desde que foi criado.”
Também Hernâni Dias marcou presença durante a manhã da segada. Para o presidente do município de Bragança este “é um festival importante para que as tradições não sejam esquecidas.”
Além da recriação do ciclo do pão, fizeram parte do festival várias actividades de origem rural para que os mais novos tivessem contacto com as tradições. Outro dos pontos altos foi o 16º encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste, que é já uma das imagens de marca do Festival de Música e Tradição da Lombada, que há 19 anos se realiza na aldeia de Palácios.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário