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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Município de Bragança quer Aeroporto Regional que seja alternativa na região Norte

A última reunião dos “Conselhos raianos” foi o palco para discutir um projecto que é uma ambição antiga do município de Bragança: a transformação do aeródromo municipal em Aeroporto Regional.
O piloto João Roque abordou a questão dizendo que considera viável a alteração. E para tal se concretizar nem seria, na sua opinião, aumentar a pista, apenas dotar a estrutura de sistema de ajuda de rádio mais eficaz.

“É viável desde que seja feito um trabalho como deve ser, que tem a ver com instalações de ajudas rádio que permita uma operação regular para aeronaves”.

O comandante acredita que a falta deste sistema foi um dos “erros crassos” que se repetiram por todo o país e que inviabilizou operações regulares em aeródromos como o de Bragança.

“Nos anos 80 fez-se um investimento em aeródromos regionais, em todo o país, com um bonita aerogare, iluminação, mas uma aeronave para aterrar tem de ter condições para furar as nuvens quando está mau tempo. Fazer uma operação para o aeródromo regional e não ter ajudas rádio, significa que não se pode ter uma operação regular, e assim os passageiros deixam de existir e depois é necessário que as operações sejam subsidiadas”, referiu.

O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, esteve na plateia e ouviu com atenção as considerações de João Roque, pois recorda que esta é uma ambição antiga e que actualmente com o aumento do tráfego aéreo, um aeródromo com outras condições na região poderia ser uma alternativa ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto

“O aeródromo de Bragança tem capacidade para vir a crescer e ser uma aeroporto regional e uma alternativa ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto”, frisou o autarca que garantiu que o município nunca desistiu “deste projecto, de transformar o aeroporto em regional”. Hernâni Dias adiantou ainda que a autarquia está a trabalhar “com operadores e investidores para garantir que isso aconteça”. O objectivo é conseguir “fazer com que as ligações aéreas a partir de Bragança tenham outra dimensão que não têm hoje”, afirma recordando que “há vontade que haja ligações aéreas de Bragança para a diáspora”.

O autarca mostra ainda disponibilidade para, se necessário aumentar a pista e passar para 2.3 quilómetros, tendo actualmente 1700 metros de comprimento. 

Escrito por Brigantia

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