Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

“Beleza Solidária” juntou testemunhos sobre o cancro sem esquecer a beleza

Familiares de doentes oncológicos do distrito de Bragança podem agora receber apoio psicológico gratuitamente. O protocolo foi assinado há cerca de dois meses entre a ULS e Liga Portuguesa Contra o Cancro, ao qual o núcleo da Liga de Bragança se junta com outros acordos, nomeadamente com o Instituto Politécnico de Bragança, como refere Armando Machado, responsável pela delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
“A Liga Portuguesa Contra o Cancro responsabilizou-se por dar formação a todas as psicólogas da ULS do Distrito e em contrapartida os familiares dos doentes oncológicos passaram, desde que foi assinado o protocolo, a ter consultas gratuitas em todo o Distrito onde está implementada a ULS. Em relação ao IPB fizemos vários protocolos de cooperação e foi-nos dispensada uma psicóloga que assumiu a responsabilidade das consultas nas nossas instalações no Mercado em Bragança, uma vez por semana e daí deu como consequência termos já admitido uma psicóloga a tempo inteiro para dar resposta a todas as questões que nos sejam feitas. Temos um projeto extremamente aliciante para a educação para a saúde que passa pela formação que a Liga dá aos agrupamentos escolares.”
Num distrito onde dados de rastreios apontam que, entre 16% a 20 % das pessoas submetidas aos testes, têm de fazer exames complementares.

António Machado deixa ficar um apelo e diz que a liga está disponível para a criação de outros núcleos em concelhos onde não existem, como é o caso de Macedo de Cavaleiros.

“Deixo também ficar o apelo para que as pessoas não fiquem em casa, que façam os seus rastreios. A prevenção é fundamental. Do dia 1 ao dia 5 de Novembro precisamos de muitos voluntários na rua que queiram disponibilizar-se a andar com a latinha porque isso vai fazer face para projetos de investigação, como no apoio ao cancro da mama, da pele, todo o tipo de cancro. A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem dito publicamente que há necessidade e que a Liga quer estar cada vez mais próxima das populações, das populações mais desfavorecidas. Obviamente que se Macedo de Cavaleiros e as outras localidades pretenderem fazer o mesmo que nós estamos a fazer, seria óptimo. Nós estamos disponíveis para os apoiar na primeira fase até à sua implementação.”
Declarações à margem do evento “Beleza Solidária”, inserido na campanha Outubro Rosa que tem como objetivo conscientizar a população, um pouco por todo o mundo, para a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama.

Uma iniciativa que consistiu na venda de produtos de beleza com 10 % do valor pago por cada artigo a reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A organizadora foi Carla Teixeira, consultora de beleza de uma marca de cosméticos, e foi desta forma que tentou sensibilizar as pessoas para a doença.

“Este mês eu achei por bem fazer algo diferente, algo que me mexesse um bocadinho também com a pessoa. Como já foi dito não é só aos outros, pode ser a qualquer um de nós que pode tocar. Foi mesmo com esse intuito, depois do evento doar 10% das vendas para o IPO, neste caso que será para a Liga. Acaba por ser uma vertente um pouco mais solidária. A auto-estima é algo que é fundamental. Não é nós dizermos eu sou mais do que os outros; é nós sentirmos-nos mais bonitas. Porque embelezar a vida de uma mulher é muito bonito e eu gosto muito de o fazer.”
Entre as participantes encontramos Filomena Machado, tem 49 anos e aos 46 foi-lhe diagnosticado cancro de mama. É uma vencedora porque, como ela própria diz, “não enterrou a cabeça na areia” e deixa ficar o mesmo conselho a todas as mulheres.

“Não ignorem alguns sinais que o corpo vai dando porque de facto é fundamental um diagnóstico precoce. Na minha situação foi no espaço de 2/3 dias que eu notei alteração. Podia ter achado aquilo estranho e deixar andar, esperar mais 8 ou 15 dias para ver se a situação passava, mas não. Contactei logo o meu médico, fez-me encaminhamento e passados 15 dias estava a fazer cirurgia e o meu médico deu-me os parabéns porque de facto a minha atitude de não meter a cabeça na areia foi o que me salvou. A aparência é importante por isso eu hoje também estou aqui.”
O evento “Beleza Solidária” juntou várias mulheres na tarde de sábado no salão da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros para saber mais sobre a doença do cancro da mama e dar um contributo para a Liga portuguesa Contra o Cancro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário