Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Queima do Mascareto no castelo e construção de máscara humana em destaque na VIII Bienal da Máscara

A VIII Bienal da Máscara – Mascararte, que começa amanhã e decorre até 5 de Dezembro em Bragança, vai ter como convidados de honra os mascarados de León, Espanha.
Tendo como temática “Entrudos e Mascarados Leoneses”, o evento vai contar com a participação de Caretos do Nordeste Transmontano e ainda nove grupos de mascarados de León que vão desfilar pelas ruas da cidade.

A construção de uma Máscara Humana e a Queima do Mascareto gigante no castelo, este sábado, são duas das novidades desta edição, com destaca o presidente do município de Bragança Hernâni Dias.

“A máscara humana que vai ser construída com as pessoas, no sentido de na Praça Cavaleiro de Ferreira haver uma iniciativa que há-de marcar esta oitava edição da Bienal da Máscara e envolver a comunidade. E está a ser criada toda uma envolvência, uma decoração naquele espaço para que também por essa via possamos valorizar o evento. Fazia-se a queima na praça Cavaleiro de Ferreira, mas o castelo tem outras condições, por isso quisemos mudar para o castelo, criar uma envolvência e uma dinâmica diferente”, salientou o presidente do município”, explicou.

Hernâni Dias defende que a Bienal da Máscara tem dado “um contributo muito positivo para a preservação da identidade da região e da cultura tradicional.

O programa da Bienal da Máscara inclui ainda outras actividades como exposições, incluindo uma com trabalhos de alunos de escolas e utentes de IPSS do concelho, conferências, oficinas criativas e de leitura destinadas a toda a família, momentos musicais e de dança, lançamento de livros e do catálogo da Mascararte 2015. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário