Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Ernesto Rodrigues distinguido com Prémio PEN Clube Português na categoria de narrativa

O escritor transmontano Ernesto Rodrigues  foi distinguido com o prémio literário PEN Clube Português na categoria de narrativa. “Uma Bondade Perfeita”, obra editada pela Gradiva, foi a vencedora deste ano em decisão por maioria. O júri foi constiuido por Teresa Salema, Francisco Belard e Helena Barbas.
Os Prémios Literários do PEN Clube Português destinam-se a galardoar anualmente as melhores obras publicadas no ano anterior, em língua portuguesa e em 1ª edição, nas modalidades de Poesia, Ensaio e Ficção. Patrocinados pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) têm o valor pecuniário de 5.000 euros em cada uma das 3 categorias. 

Ernesto Rodrigues  é natural de Torre Dona Chama, concelho de Mirandela, e é tradutor e ficcionista. É autor de uma vasta obra distribuída pelo ensaio e pela ficção e exerce ainda a atividade de professor auxiliar com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirige o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias. (CLEPUL). 

"Várias Bulhas e Algumas Vítimas" (1980), "A Flor e a Morte" (1983), "A Serpente de Bronze"(1989), "Torre de Dona Chama" (1994), "Histórias para Acordar" (com ilustrações de Célia Rodrigues e Lídia Rodrigues, 1996), "O Romance do Gramático" (2011), "A Casa de Bragança" (2013) e "Uma Bondade Perfeita" (2016) são algumas das suas obras publicadas.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá na Sociedade Portuguesa de Autores, no dia 21 de Novembro, às 18.30 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário