Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Município de Macedo de Cavaleiros cria plano municipal de combate à vespa asiática

Depois da vespa asiática ter sido detectada em Valpaços, o concelho de Macedo de Cavaleiros, um dos maiores produtores de mel do nordeste transmontano, decidiu antecipar-se na chegada e combate da praga.
Pedro Mascarenhas, vice-presidente, da câmara de Macedo diz que está a ser elaborado um plano de combate que será posto em prática em 2018, uma colaboração do município, com os bombeiros e associação de apicultores “A seita da abelha”.

“Cabe à câmara municipal de alguma forma antecipar a chegada da vespa asiática, ainda não temos conhecimento de situações no nosso concelho, mas sabemos que a vespa asiática já está o concelho de Valpaços, supôs que possa chegar ao concelho de Macedo de Cavaleiros daqui a um ano ou dois”, antecipa.

O plano tipifica as responsabilidades, procedimentos e tarefas bem como garantir a salvaguarda do sector apícola e agrícola, a segurança dos munícipes e minimizar impactos negativos no ecossistema. A vespa é conhecida como uma agressiva predadora mas Pedro Mascarenhas garante que não é caso para alarme.

“Em Macedo há uma grande produção de mel e para além de danos às abelhas, pode

Com a vespa asiática já a afectar colmeias no distrito de Vila Real e a trazer quebras para a produção de mel, o maior produtor do distrito de Bragança está já a prevenir uma possível invasão da praga. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário