Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Surpresas nos dossiers levam novo executivo autárquico de Macedo de Cavaleiros a fazer uma auditoria às contas do município

O novo executivo da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros vai fazer uma auditoria às contas do município depois de ter encontrado várias surpresas que afirma estar a encontrar ao tomar conhecimento dos dossiers.
A dívida da câmara relativa à água ascende a 8,5 milhões de euros e para fazer face a este valor perante a Águas do Norte o anterior executivo contraiu um empréstimos de 5,7 milhões de euros, revelou Pedro Mascarenhas, o vice-presidente do município de Macedo.
“Começam a aparecer situações que não estávamos a contar e queremos assumir os compromissos e as dívidas, mas queremos saber quais são ao certo. Ao começarmos o nosso trabalho queremos saber aquilo com que contamos com todo o rigor”, revela.
Pedro Mascarenhas denuncia ainda que desde Abril que a câmara não paga qualquer valor à Águas do Norte.
O novo executivo liderado pelo socialista Benjamim Rodrigues ainda não sabe em concreto qual a situação que herdou do executivo social-democrata nem o valor global da dívida actualmente, e por isso vai realizar uma auditoria às contas.
“É uma divida pesada e sabemos também que foi feito pelo executivo anterior um empréstimo de 5,7 milhões de euros com m período de carência que vai terminar no final do ano, o que implica o pagamento, a partir de Janeiro, de 125 mil euros por mês durante 5 anos, associado a uma factura por mês de 160 mil euros, significa que teremos de pagar quase 300 mil euros por mês relativamente à água”, adiantou. Havendo ainda o restante valor, de 2,7 milhões, ainda por resolver, são valores que “preocupam em termos de saúde financeira do município”, diz ainda.
Perante o que já é conhecido o membro do executivo que tomou posse em Outubro admite a hipótese da necessidade de intervenção nas contas do município.
“Vamos ver, estão a achegar muitas facturas, chegam todos os dias e algumas sem procedimento, sem justificação de despesa, vamos ver o que auditoria nos diz e as nossas contas dirão se precisaremos de uma assistência, mas tememos isso”, acaba por dizer.

Pedro Mascarenhas teme que a situação fiandeira condicione a acção do executivo e a execução do orçamento para o próximo ano, mas garante que não deixarão de fazer muitas coisas que são necessárias fazer”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário