Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Piaget de Macedo aposta em cursos profissionais

Revitalização passará por cursos-alvo, aproveitando recursos e atividades da região.
No período de seis meses, o Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros espera apresentar uma nova oferta educativa, pensada para aproveitar os recursos endógenos do concelho.
A novidade foi avançada após uma reunião, que envolveu a Câmara Municipal e a direção da instituição de ensino, e que contou com a presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Porém, o regresso do ensino superior não está previsto nesta primeira fase de revitalização. "No imediato, e para podermos agilizar o processo, vamos apostar em cursos mais rápidos de aprovar, como os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP)", revela Benjamim Rodrigues, autarca local.
Há a vontade de incluir na oferta educativa "cursos-alvo, com fundamento para a nossa região, capazes de atrair jovens" para promoção dos recursos endógenos. Em cima da mesa está a criação de novos cursos ligados ao setor cinegético [caça], que já vem a ganhar peso económico na região.
O Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro são potenciais parceiros neste processo. Já Maria Fernanda Rollo, secretária de Estado, salientou que, para que tudo isto aconteça, é necessário que as famílias percebam que prosseguir estudos é essencial. "Apenas um em cada três jovens seguem para a universidade. Assim é difícil ter gente nas escolas", afirmou.
O Piaget de Macedo de Cavaleiros abriu portas nos anos 90 e comportava mais de dois mil estudantes, que eram o motor económico da cidade. 
Em 2003 entrou em fase de declínio, até que em 2015 ficou sem alunos.

Tânia Rei
Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário