Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 5 de maio de 2018

Ambientalistas ibéricos em comboio contra exploração de urânio junto à fronteira

Associações ambientalistas ibéricas promovem neste fim de semana uma viagem de comboio contra a instalação de uma mina de urânio em Retortillo, junto à fronteira portuguesa, indicou hoje à Lusa fonte ligada à iniciativa.
Este protesto é organizado conjuntamente pela Plataforma Stop Urânio, sediada em Salamanca (Espanha), e pelas associações portuguesas QUERCUS e AZU (Associação Ambiente em Zonas Uraníferas).

"A marcha ibérica vai acontecer ao longo da linha de comboio que percorre o Vale do Douro, desde o Pocinho até ao Porto, e com paragem na Régua", avançou a fonte.

Segundo os promotores da marcha ibérica, a iniciativa acontece numa altura em que se assinalam 20 anos do desastre de Aznalcóllar (Espanha), provocado por " uma bolsa mineira que contaminou as águas de uma rio e solos.

"É importante recordar que o desenvolvimento de projetos de mineração de urânio a céu aberto do outro lado da fronteira pode representar um tremendo risco para a vida do rio Douro e dos seus habitantes", frisam os ambientalistas envolvidos nesta ação.

No caso de este projeto avançar, segundo os especialistas, Portugal também deverá ser afetado com a poeira radioativa e o gás radão que serão emitidos pelas minas de urânio que a Berkeley Minera planeia abrir em Retortillo, Salamanca.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, o projeto de exploração mineira de urânio em Retortillo é "suscetível de ter efeitos ambientais significativos em Portugal", pela proximidade com a fronteira e tendo em "atenção a direção dos ventos" de Este e Nordeste.

"Em 16 de março, teve lugar um debate na Assembleia da República sobre a mina de Retortillo, em que todos os grupos parlamentares foram unânimes ao exigir firmeza por parte do Governo português, na defesa do território e das suas populações, face à ameaça que pende sobre Portugal, e em especial sobre toda a zona do Douro", recorda a plataforma ambientalista ibérica.

A organização conjunta desta Marcha Ibérica pretende dar a conhecer à opinião pública portuguesa a problemática e os perigos que implica para Portugal a instalação de uma mina de urânio e uma fábrica de concentrado no Campo Charro de Salamanca, de modo a sensibilizar toda a sociedade para esta questão.

As três associações ambientalistas ibéricas envolvidas na organização da marcha defendem que é necessário que o processo da mina de urânio de Retortillo seja suspenso de imediato e se realize uma avaliação de impacte ambiental transfronteiriça, conforme a legislação em vigor.

A organização ambiental espanhola "Plataforma Stop Urânio" já se havia congratulado por o Parlamento português ter instado o executivo de Lisboa a pressionar Madrid a cessar a exploração de urânio em Espanha até a população portuguesa ser consultada.

FYP // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário