Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 26 de maio de 2018

Deputados do PSD criticam Governo por nada alterar no Parque de Montesinho

Os deputados do PSD eleitos por Bragança consideraram hoje "inaceitável" o Governo nada alterar no Parque Natural de Montesinho (PNM) e por insistir em manter o atual plano de ordenamento alvo de críticas locais.
Para José Silvano e Adão Silva, ao decidir reconduzir o Plano de Ordenamento em vigor, o Governo "está a desperdiçar uma oportunidade histórica de alterar as regras e disposições regulamentares" que têm sido entendidas como "incompatíveis com o aumento da qualidade de vida das populações".

Os parlamentares informaram que apresentaram "um Projeto de Resolução na Assembleia da República a exigir a suspensão do procedimento de recondução do Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho (PNM), bem como a retoma do processo, o efetivo envolvimento das autarquias, da população residente e dos agentes económicos e associativos".

O Plano de Ordenamento desta área protegida que se estende pelos concelhos de Bragança e Vinhais, encontra-se, como recordam os eleitos sociais-democratas, em processo de recondução, nos termos da lei, sem que esteja prevista a revisão dos seus princípios estratégicos ou das normas regulamentares.

"Nos termos do despacho da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, publicado em Diário da República em finais de maio de 2017, entendeu o Governo dar seguimento à recondução do Plano de Ordenamento em vigor através da simples "adaptação do plano de ordenamento vigente ao atual quadro normativo", não prevendo a possibilidade de alteração das "soluções e expressão territorial dos regimes de salvaguarda", concretizam.

José Silvano e Adão Silva entendem que "esta situação é inaceitável, pois significa, pura e simplesmente, que o Governo está a proceder à alteração de um plano que, assumidamente, nada alterará".

"Todos sabemos que o Plano de Ordenamento de Montesinho não tem sabido responder aos desafios que se colocam em termos de defesa ambiental e de promoção da qualidade de vida das populações locais", apontam.

Segundo os deputados, a opção da tutela pela "recondução do Plano de Ordenamento a Programa Especial sem que se proceda a qualquer alteração dos regimes de salvaguarda, deve-se à urgência do processo, face à necessidade de cumprimento dos prazos legalmente previstos".

"Isso não faz qualquer sentido", defendem, considerando que "desde logo, a responsabilidade do atraso no processo é do próprio Governo, que desde que tomou posse esteve à espera até finais de maio do ano passado para publicar um despacho".

Os parlamentares do PSD entendem que "os prazos podiam sempre ser alterados".

"O que não queremos é que se andem a fazer planos só por fazer ou para guardar nas estantes", enfatizam.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário