Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Freixo tem festival internacional de literatura de 01 a 03 de junho

O Freixo Festival Internacional de Literatura (FFIL) vai decorrer de 01 a 03 de junho, em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, sobe o mote "As Pontes Ibéricas e Lusófonas".
"Freixo Festival Internacional de Literatura responde a um caminho de promoção da vila transmontana na afirmação de um território de conhecimento, cultura e saber, ao mesmo tempo que se galvaniza a obra de Guerra Junqueiro, cujo legado de pensamento permanece, em muitos aspetos cirúrgicos, na análise que possamos fazer a acontecimentos contemporâneos", disse hoje, à Lusa, a presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas.

Segundo promotores do FFIL, a iniciativa literária confere um caráter transfronteiriço e transoceânico da Lusofonia, através das relações que Guerra Junqueiro mantinha com o filósofo espanhol Miguel de Unamuno e por ser, ainda nos dias de hoje, segundo a organização, o poeta português mais lido no Brasil.

"Estas são razões de sobra para que notáveis oriundos de Espanha e Brasil não queiram faltar à chamada. É também o momento certo para anunciar a criação do Prémio Guerra Junqueiro, no Brasil, com a presença de Renato Fernandes, secretário da Cultura de Juazeiro do Norte, Ceará", destacou a autarca.

O ponto alto do FFIL será o anúncio e atribuição do Prémio Literário Guerra Junqueiro que este ano distingue o poeta Nuno Júdice.

"Nuno Júdice, representa, tal como Guerra Junqueiro, a escrita do desassossego, mas, ao mesmo tempo, uma escrita humanista, de sentimento. Nuno Júdice associa-se a uma intelectualidade sóbria que importa escutar e aprender com ela", disse Maria do Céu Quintas.

No festival vão participar mais de centena e meia de crianças portuguesas e espanholas que prometem "invadir" esta vila transfronteiriça para fazer parte desta iniciativa, que começa no dia 01 de junho, dia Mundial da Criança.

"O lançamento do livro Beatriz e o Peixe Palhaço, de Moncho Rodriguez, marca o arranque da Feira do Livro FFIL, no Jardim da Seda, que dá lugar à apresentação do livro de Rita Taborda Duarte 'Animais e Animenos'. Sucedem-se encontros com escritores, sessões de autógrafos e momentos de debate e reflexão", adiantou a organização.

A José Lello caberá o lançamento do livro "FFIL 2017", sobre a edição do ano passado, e a conferência sobre a vida e obra de Guerra Junqueiro, que terá lugar no dia 02 de junho, vai contar com os convidados Ronaldo Correia de Brito, André Moshe Veríssimo e Angel Marcos de Dios.

Enriquecido com arte pública e artes performativas, o FFIL ainda oferece a opereta popular "O Melro", que está a cargo do encenador Moncho Rodriguez e que será apresentada no centro histórico, da chamada "vila mais manuelina de Portugal".

Dentro das atividades lúdicas e culturais, as leituras de poemas de Guerra Junqueiro serão feitas "num cenário paradisíaco", a bordo de um barco entre as arribas do Douro Internacional e que encerram, no dia 03 de junho, a segunda edição do FFIL.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário