Foi confrangedor, de início, como o Primeiro-Ministro e os Ministros da Administração Interna e da Agricultura lidaram com a limpeza dos terrenos junto às casas e povoações. Amedrontaram gente pacífica e cumpridora, causando um mal imenso às árvores inofensivas. Comportaram-se como autênticos dendricidas.
Essa sanha «criminosa» originou que num primeiro momento se abatessem fruteiras, árvores protegidas e outras folhosas que são barreiras à progressão dos incêndios. Foi, quanto a mim, por quererem ter um protagonismo populista e barato, que deram um mau exemplo. Isto não era preciso se soubessem deixar actuar quem sabe, em cada concelho, os Técnicos dos GTF (Gabinetes Técnicos Florestais).
Os GTF têm o «Know how» para mandarem cortar árvores ou limpar os terrenos. Esta ignorância vi-a eu num elemento dos GIPS/GNR de Bragança, quando, em directo para a TV, disse que era preciso aparar um limoeiro que estaria em sebe junto a uma casa. Claro que as árvores e arbustos folhosos e as ripícolas, em sebe, não são ameaça à propagação dos incêndios, desde que o terreno esteja limpo.
Eu próprio tenho duas sebes de ervideiros, junto à casa, que embelezam, protegem, produzem (incluindo o oxigénio) e alimentam. Isto leva-me a pensar que os GIPS (Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro) poderão precisar de alguma formação em dendrologia ou pelo menos de não andarem a ameaçar quem tem árvores ou arbustos que não são ameaça e até evitam a propagação do fogo.
Uma opção poderá ser os GNR terem como conselheiros técnicos os Técnicos dos GTF antes de autuarem ou ameaçarem. Alguns, passam «inchados» e distantes da população (em oposição à filosofia de proximidade praticada pela GNR no geral) comportam-se como autênticos farejadores de crimes florestais que, muitas vezes, não o são. Fica a sugestão, para não se cair no ridículo.
Mas, a instalação de uma companhia de ataque ampliado dos GIPS/GNR na Quinta do Valongo - Mirandela, na centralidade geográfica de Trás-os-Montes, que é Mirandela, foi uma medida acertada e que demonstra equilíbrio na escolha ministerial, visando o melhor interesse público. A esta importante escolha de um bom serviço para a nossa região não deve ter sido alheio o peso político regional da Presidente do Município, Júlia Rodrigues, e que saúdo.
Ao público leitor sugiro que sempre que virem algum crime ambiental ou contra aves selvagens, como frequentemente sucede contra pintassilgos e outras aves protegidas e ameaçadas de extinção, devem denunciá-lo (quem cala consente) contactando os GIPS/GNR.
Jorge Lage
in:atelier.arteazul.net
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário