quarta-feira, 13 de junho de 2018

“Há Festa na Aldeia”, chega a Paradela, Miranda do Douro

Dias 23 e 24 de Junho acontece o segundo festival “Há Festa na Aldeia”, agora em Paradela, Miranda do Douro.
É o segundo de oito festivais realizados em territórios do norte e centro do país e o primeiro de três no distrito de Bragança.

O Há Festa na Aldeia é um projecto de desenvolvimento rural desenvolvido desde 2013 com enfoque em territórios distintos, mas que convergem em características de isolamento social e envelhecimento da população. Perto dos centros urbanos mas fora, foram sendo asfixiados ao longo dos anos.

Desta forma, e tendo em conta esta particularidade, desenhou-se uma iniciativa que permitisse, recuperando os usos e saberes tradicionais, reforçar economicamente estas regiões, promover o emprego e desenvolver o turismo, peça que liga, afinal, todos estes elementos.

No ano passado, a Associação das Aldeias de Portugal assumiu a sua coordenação para que, dado o seu grande impacto junto da população, pudesse ser replicado em mais lugares.

Durante os festivais Há Festa na Aldeia são apresentados os resultados do trabalho da comunidade realizados ao longo do ano.

Dias 23 e 24 de Junho, a festa é em Paradela, Miranda do Douro. Nesta aldeia, a cereja no topo do bolo saboreia-se durante a actuação dos Diabo a Sete, durante o sábado à noite. Mas o prato principal é servido durante todo o fim de semana: actuações dos grupos locais, caminhadas à descoberta do património, passeios de burro, boa posta na mesa e o mercado a mostrar o que de melhor de faz por ali. Além disso, a marca HFA trabalha a programação e o convívio através da rede de aldeias HFA, um convite que acrescenta valor e expande boas práticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário