Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Os caretos saem à rua em Mogadouro num desfile ibérico

A vila de Mogadouro acolheu neste sábado o VI Encontro de Máscaras e mascarados ibéricos, iniciativa onde dezenas de mascarados desfilaram pelas ruas provocando grande alvoroço em quem assiste, onde as figuras demoníacas executam varias peripécias, ricas de manifestações pagãs e iniciáticas dos rapazes, que com os seus chocalhos provocam as moças procurando criar um ambiente de festa, onde toda a "pureza" da tradição é mantida na celebração do solístico de inverno.
O concelho de Mogadouro e todo o Planalto Mirandês são "ricos" nestas manifestações pagãs, na sua maioria dedicadas ao menino Deus, e o nordeste transmontano tem vários grupos de caretos, mas esta tradição que se perde no tempo, abrange zonas para lá de Trás-os-Montes, nomeadamente Espanha, toda uma região fronteiriça é rica nesta expressão de festa.

O desfile reuniu grupos portugueses e espanhóis, espalhando alegria e cor, pelas ruas de Mogadouro, iniciativa tem vindo a crescer de ano para ano, tornando-se já numa marca do concelho, sendo que existem vários investigadores se deslocam à região para assistir ao vivo á renovação anual destas tradições.

A Mogadouro chegaram grupos Espanhóis provenientes de Castela e Leão e da Galiza,  do lado português marcaram presença caretos, chocalheiros, farândulos e sécias dos concelhos de Mogadouro e Miranda do Douro, Lagoa de Mira (Coimbra) e os extraordinários  caretos de Lazarim (Lamego), com as suas mascaras esculpidas em madeira.

Segundo o presidente da autarquia de  Mogadouro, Francisco Guimarães, os concelhos abrangentes do Douro Superior vão apresentar uma candidatura das máscaras dos concelhos de Mogadouro e Miranda do Douro a Património Cultural Imaterial.

o encontro  de sábado foi ainda inaugurada uma exposição de fotografia  "Uma Viagem pelo Mundo das Máscaras" de Mercedes Vazquez Saavedra, que reúne cerca  de 160 fotografias, e estará patente durante o mês de janeiro no Salão Nobre dos Passos do Concelho.

O nordeste transmontano celebra o solístico de inverno, um período "mágico" que imana em varias localidades da região, começam em Varge, Salsas  e Ousilhão, com Dia dos “Cêpos” – Constantim,  Festa de São João Evangelista (Festa dos Solteiros) – Duas Igrejas , Festa de São João Evangelista (Fiesta de ls Moços) – Constantim, Enterro do Ano Velho em Miranda do Douro,   Festa da Velha e do Menino – Vila Chã de Braciosa, Festa do Menino de Tó / O Farândulo, Chocalheiro de Bemposta.

As gaitas de foles, os tambores e animação musical fazem parte destes rituais e acompanham sempre estes ritos e tradições, uma cultura que se perde no tempo e é absolutamente genuína e que passou ao lado de qualquer aculturação exterior.

António Pereira
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário