Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

São Pedro da Silva tenta manter tradição dos Reis

Um das tradição de reis foi revivida em São Pedro da Silva, Miranda do Douro, este sábado.
A festa dos reis não estava completa sem os roscos, que este ano voltaram a vender-se na aldeia.

E a procura foi muita como contou Elisabete Esteves que ajudou a confecionar o doce tradicional. “É um doce e por cima pomos um creme branco, que tem várias formas, vários modelos. Na hora da missa apareceu mais gente que queria comprar e já não consegui satisfazer todos porque acabaram”, afirmou.

O presidente da união de freguesias de Silva e Águas vivas, Silvino Silva recorda que esta era uma parte importante da tradição. “Ultimamente quebrou-se um pouco a tradição, tinha-se feito há uns três anos e agora voltamos a iniciar, o original era a confecção dos roscos na aldeia, no dia anterior havia as claras, depois de feito o ramo que era enfeitado com laranjas, e davam-se tremoços e vinho, que era um convite à população para no dia a seguir ir comprar os roscos”, contou.

Há alguns anos que se tinha deixado de fazer a tradição dos roscos dos reis, mas os habitantes da aldeia ficaram satisfeitos por ser retomada. “Lembro-me da festa tradicional, traz recordações de quando éramos jovens, fomos criados aqui nestas aldeias. Fazem bem lembrar as tradições antigas, é uma cultura especial”, contou um dos habitantes.

A noite terminou com o cantar dos reis do concelho de Miranda que juntou vários grupos. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário