Um das tradição de reis foi revivida em São Pedro da Silva, Miranda do Douro, este sábado.
A festa dos reis não estava completa sem os roscos, que este ano voltaram a vender-se na aldeia.
E a procura foi muita como contou Elisabete Esteves que ajudou a confecionar o doce tradicional. “É um doce e por cima pomos um creme branco, que tem várias formas, vários modelos. Na hora da missa apareceu mais gente que queria comprar e já não consegui satisfazer todos porque acabaram”, afirmou.
O presidente da união de freguesias de Silva e Águas vivas, Silvino Silva recorda que esta era uma parte importante da tradição. “Ultimamente quebrou-se um pouco a tradição, tinha-se feito há uns três anos e agora voltamos a iniciar, o original era a confecção dos roscos na aldeia, no dia anterior havia as claras, depois de feito o ramo que era enfeitado com laranjas, e davam-se tremoços e vinho, que era um convite à população para no dia a seguir ir comprar os roscos”, contou.
Há alguns anos que se tinha deixado de fazer a tradição dos roscos dos reis, mas os habitantes da aldeia ficaram satisfeitos por ser retomada. “Lembro-me da festa tradicional, traz recordações de quando éramos jovens, fomos criados aqui nestas aldeias. Fazem bem lembrar as tradições antigas, é uma cultura especial”, contou um dos habitantes.
A noite terminou com o cantar dos reis do concelho de Miranda que juntou vários grupos.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário