Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Hoje assinala-se o dia Mundial da Rádio

É a 13 de Fevereiro que, anualmente, desde 2012, se celebra o Dia Mundial da Rádio. Uma data que não foi escolhida ao acaso já que foi neste dia, em 1946, que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para um grupo de seis países. O dia destinado a comemorar a data é este ano marcado pelo tema “diálogo, tolerância e paz”.
Segundo o último estudo da Marktest, em termos médios, cada ouvinte português dedicou à rádio três horas e seis minutos, por dia, ao longo do ano de 2017. A Marktest aponta ainda que diariamente há quase cinco milhões de portugueses que ouvem rádio e fazem-no, sobretudo, no período da manhã, especialmente entre as seis e as dez horas. E já que hoje é o dia dedicado a este meio fomos saber o que é que a rádio é para os brigantinos e o que mais gostam de ouvir.

“Gosto de ouvir música e os discos pedidos para ouvir temas que não se ouvem nas outras rádios”, disse José Martins. “Gosto de ouvir notícias sobre a região e programas de música em que as pessoas participam e fazem as suas dedicatórias”, contou Fernando Prudêncio. “Gosto de ouvir o programa do Ti João, os discos pedidos e o Tio Aurélio”, referiu Maria Pires. “A rádio é uma companhia diária e faz parte do dia-a-dia”, enunciou João Martins.

A rádio foi-se adaptando às novas tecnologias e cresceu a par delas, tendo vindo, por exemplo, a dar aos ouvintes novos meios de transmissão, nomeadamente online. Mas será que numa era em que tudo nos chega através de várias plataformas, ainda haverá espaço para a rádio?

“A rádio continua a ser um meio próximo das pessoas. Comparo ao facto de hoje em dia usamos o email cada vez mais, em vez das cartas como antigamente. A rádio complementa-se com os outros meios”, destacou José Martins. “Cada órgão ocupa o seu lugar e considero que a rádio tem o seu lugar implementado e é um meio diferente. Há por exemplo informação que passa na rádio e que na televisão perde-se mais”, sustentou Fernando Prudêncio. “Acho que os mais jovens não ligam muito à rádio, porque privilegiam mais a internet e as redes sociais. A rádio continua a ser o meio mais próximo das pessoas”, considera Maria Pires. “Considero que a televisão retira audiências à rádio, mas a música é sempre a música”, disse João Martins.

A 13 de Fevereiro foi assim declarado o Dia Mundial da Rádio pela UNESCO, em 2011, tendo sido celebrado, pela primeira vez, no ano seguinte. Em 1887, o físico alemão Heinrich Hertz detectou e produziu ondas de rádio usando um circuito elétrico, pondo em evidência a existência das ondas eletromagnéticas imaginadas por Jamaes Maxwell, em 1873. Só mais tarde, a 27 de Março de 1899, Marconi estabeleceu a primeira ligação de telegrafia sem fios entre Inglaterra e França, através do Canal da Mancha.

Escrito por Rádio Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário