É a 13 de Fevereiro que, anualmente, desde 2012, se celebra o Dia Mundial da Rádio. Uma data que não foi escolhida ao acaso já que foi neste dia, em 1946, que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para um grupo de seis países. O dia destinado a comemorar a data é este ano marcado pelo tema “diálogo, tolerância e paz”.
Segundo o último estudo da Marktest, em termos médios, cada ouvinte português dedicou à rádio três horas e seis minutos, por dia, ao longo do ano de 2017. A Marktest aponta ainda que diariamente há quase cinco milhões de portugueses que ouvem rádio e fazem-no, sobretudo, no período da manhã, especialmente entre as seis e as dez horas. E já que hoje é o dia dedicado a este meio fomos saber o que é que a rádio é para os brigantinos e o que mais gostam de ouvir.
“Gosto de ouvir música e os discos pedidos para ouvir temas que não se ouvem nas outras rádios”, disse José Martins. “Gosto de ouvir notícias sobre a região e programas de música em que as pessoas participam e fazem as suas dedicatórias”, contou Fernando Prudêncio. “Gosto de ouvir o programa do Ti João, os discos pedidos e o Tio Aurélio”, referiu Maria Pires. “A rádio é uma companhia diária e faz parte do dia-a-dia”, enunciou João Martins.
A rádio foi-se adaptando às novas tecnologias e cresceu a par delas, tendo vindo, por exemplo, a dar aos ouvintes novos meios de transmissão, nomeadamente online. Mas será que numa era em que tudo nos chega através de várias plataformas, ainda haverá espaço para a rádio?
“A rádio continua a ser um meio próximo das pessoas. Comparo ao facto de hoje em dia usamos o email cada vez mais, em vez das cartas como antigamente. A rádio complementa-se com os outros meios”, destacou José Martins. “Cada órgão ocupa o seu lugar e considero que a rádio tem o seu lugar implementado e é um meio diferente. Há por exemplo informação que passa na rádio e que na televisão perde-se mais”, sustentou Fernando Prudêncio. “Acho que os mais jovens não ligam muito à rádio, porque privilegiam mais a internet e as redes sociais. A rádio continua a ser o meio mais próximo das pessoas”, considera Maria Pires. “Considero que a televisão retira audiências à rádio, mas a música é sempre a música”, disse João Martins.
A 13 de Fevereiro foi assim declarado o Dia Mundial da Rádio pela UNESCO, em 2011, tendo sido celebrado, pela primeira vez, no ano seguinte. Em 1887, o físico alemão Heinrich Hertz detectou e produziu ondas de rádio usando um circuito elétrico, pondo em evidência a existência das ondas eletromagnéticas imaginadas por Jamaes Maxwell, em 1873. Só mais tarde, a 27 de Março de 1899, Marconi estabeleceu a primeira ligação de telegrafia sem fios entre Inglaterra e França, através do Canal da Mancha.
Escrito por Rádio Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário