Está a ser construída uma trincheira como forma de homenagem aos combatentes do concelho de Torre de Moncorvo, na Primeira Guerra Mundial.
O município de Torre de Moncorvo está a construir um memorial em homenagem aos combatentes da Primeira Guerra Mundial. O monumento vai ser uma trincheira onde vão ser colocados os nomes das pessoas do concelho que perderam a vida na grande guerra, como explicou Nuno Gonçalves, presidente do município de Torre de Moncorvo.
“É um memorial em nome daqueles que perderam a vida, numa batalha que não lhes dizia respeito, mas por um bem maior que foi a paz da humanidade. Muitos deles foram daqui para França e morreram em Las Lys, por terem o sentimento e o dever da pátria e de combater um mal maior. No centenário da Primeira Guerra Mundial, estamos a fazer uma trincheira verdadeira com o nome de todas as pessoas que perderam a vida na grande guerra. O que nós queremos é que não seja só um monumento só por si, mas também a vivência dos que por lá passaram”, destacou Nuno Gonçalves.
O espaço vai contar com áreas de lazer, percursos, escadas, rampas de acesso e zona de jardins. O objectivo é fazer a reabilitação urbana daquele espaço.
A obra vai custar cerca de 80 mil euros, é comparticipada em 85% pelo Norte 2020, no âmbito do PARU (Plano de Acção de Regeneração Urbana). Também em Moncorvo, o parque infantil situado no Bairro do Olival das Bolas vai ser requalificado, tornando-o inclusivo.
“Este parque vai dar a possibilidade a crianças com deficiência de terem ali um espaço para brincarem, para estarem integrados naquilo que queremos que seja uma sociedade unida e para todos”, disse Nuno Gonçalves, presidente do município de Torre de Moncorvo.
O parque infantil inclusivo foi o vencedor do orçamento participativo de Moncorvo de 2017 e vai custar cerca de 90 mil euros.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário