Hoje é dia dos Namorados, ou o dia de São Valentim e, por isso, fomos à rua saber o que os brigantinos pensam sobre o dia e o que fazem no dia dedicado à cara-metade.
É por causa de um sacerdote, chamado Valentim, que, anualmente, a dia 14 de Fevereiro, se celebra o Dia dos Namorados. Acredita-se que corria o século III e o imperador Claúdio II, a fim de formar um poderoso exército romano, terá proibido temporariamente a celebração de casamentos para garantir que os jovens se dedicavam apenas à vida militar. E foi assim que o sacerdote se envolveu na história. Valentim continou a celebrar casamentos, em segredo, sendo mandado executar quando foi descoberto. Diz a lenda que, até à sua morte, recebia flores e bilhetes, de pessoas que lhe queriam mostrar apoio, o que nos leva até aos habituais presentes trocados hoje em dia entre os enamorados. Valentim foi executado a 14 de Fevereiro, em 269, e do trágico desfecho sobra o que hoje assinalamos.
“Vamos jantar e depois vamos comer queijos e enchidos à boa maneira transmontana”, contou Ronildo da Graça, que namora com Luana Rodrigues. São cabo-verdianos e foi em Bragança que encontrou a Luana Rodrigues. "É um dos dias que dá para mostrar à pessoa que gosta dela. Tem que ter prenda, flor, chocolate e ursinho”, destacou Luana Rodrigues.
“Vou preparar uma surpresa e por isso não posso dizer o que vamos fazer. É uma dia muito importante comemorar porque gosto muito dela”, frisou Márcio Mendes. Já Sofia Santos, a namorada considera que este dia é “importante comemorar porque ter uma pessoa ao nosso lado é sempre algo muito especial”, confessou Sofia Santos.
“Nós vamos fazer um jantar caseiro, só para nós. Preferimos assim, do que ter mais pessoas à volta”, contaram o casal João Pereira e Maria Oliveira.
Por Portugal, o dia dedicado ao amor, à semelhança de outras datas, tem sido aproveitado pelos comerciantes de vários ramos. As opiniões vão-se dividindo, há quem confirme que o dia é de consumismo e, por outro lado, há quem diga que, na verdade, já se vendeu mais.
“Sim acho que ainda se nota um bocadinho que ainda é celebrada essa data. Ainda compram prendas, quer homens, mas também senhoras para fazerem surpresas para os maridos ou namorados. É mais um dia que é importante dar azo à aventura, à fantasia e ao amor. É importante porque estamos sempre focados no trabalho”, contou a lojista Rita Cardoso.
“O número de vendas tem diminuído, ao longo dos anos. Tem-se notado uma quebra bastante grande. No entanto, são mais os homens que vêm comprar. É um dia que é dedicado aquela pessoa especial”, destacou São Fraga.
“Já se vendeu muito bem, mas agora não. Mas considero que é um dia bonito”, acrescentou Fátima Gomes.
Lembrando a história de alguém que morreu por celebrar o amor e ser tão romântico acaba por ser o amor que está no ar, como a origem da comemoração. O dia em que dois seres se completam e são só um, e que o amor purpura aqueçe os corações.
A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, que foram martirizados pela Roma Antiga.
Escrito por Brigantia
Foto: Enkamania.blogspot.com
Jornalista: Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário