Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

O dia dos Namorados é uma data que não passa despercebida aos brigantinos

Hoje é dia dos Namorados, ou o dia de São Valentim e, por isso, fomos à rua saber o que os brigantinos pensam sobre o dia e o que fazem no dia dedicado à cara-metade.
É por causa de um sacerdote, chamado Valentim, que, anualmente, a dia 14 de Fevereiro, se celebra o Dia dos Namorados. Acredita-se que corria o século III e o imperador Claúdio II, a fim de formar um poderoso exército romano, terá proibido temporariamente a celebração de casamentos para garantir que os jovens se dedicavam apenas à vida militar. E foi assim que o sacerdote se envolveu na história. Valentim continou a celebrar casamentos, em segredo, sendo mandado executar quando foi descoberto. Diz a lenda que, até à sua morte, recebia flores e bilhetes, de pessoas que lhe queriam mostrar apoio, o que nos leva até aos habituais presentes trocados hoje em dia entre os enamorados. Valentim foi executado a 14 de Fevereiro, em 269, e do trágico desfecho sobra o que hoje assinalamos.

“Vamos jantar e depois vamos comer queijos e enchidos à boa maneira transmontana”, contou Ronildo da Graça, que namora com Luana Rodrigues. São cabo-verdianos e foi em Bragança que encontrou a Luana Rodrigues. "É um dos dias que dá para mostrar à pessoa que gosta dela. Tem que ter prenda, flor, chocolate e ursinho”, destacou Luana Rodrigues.

“Vou preparar uma surpresa e por isso não posso dizer o que vamos fazer. É uma dia muito importante comemorar porque gosto muito dela”, frisou Márcio Mendes.  Já Sofia Santos, a namorada considera que este dia é “importante comemorar porque ter uma pessoa ao nosso lado é sempre algo muito especial”, confessou Sofia Santos.

“Nós vamos fazer um jantar caseiro, só para nós. Preferimos assim, do que ter mais pessoas à volta”, contaram o casal João Pereira e Maria Oliveira.

Por Portugal, o dia dedicado ao amor, à semelhança de outras datas, tem sido aproveitado pelos comerciantes de vários ramos. As opiniões vão-se dividindo, há quem confirme que o dia é de consumismo e, por outro lado, há quem diga que, na verdade, já se vendeu mais.

“Sim acho que ainda se nota um bocadinho que ainda é celebrada essa data. Ainda compram prendas, quer homens, mas também senhoras para fazerem surpresas para os maridos ou namorados. É mais um dia que é importante dar azo à aventura, à fantasia e ao amor. É importante porque estamos sempre focados no trabalho”, contou a lojista Rita Cardoso.

“O número de vendas tem diminuído, ao longo dos anos. Tem-se notado uma quebra bastante grande. No entanto, são mais os homens que vêm comprar. É um dia que é dedicado aquela pessoa especial”, destacou São Fraga.

“Já se vendeu muito bem, mas agora não. Mas considero que é um dia bonito”, acrescentou Fátima Gomes.

Lembrando a história de alguém que morreu por celebrar o amor e ser tão romântico acaba por ser o amor que está no ar, como a origem da comemoração. O dia em que dois seres se completam e são só um, e que o amor purpura aqueçe os corações.

A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, que foram martirizados pela Roma Antiga.

Escrito por Brigantia 
Foto: Enkamania.blogspot.com
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário