Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Jornal Nordeste – da política ao desporto

Em agosto de 1992, Fernando Subtil, que já fora o fundador do jornal O Cardo – jornal do Nordeste, lançou um novo projeto jornalístico, publicando o semanário Jornal Nordeste. Na altura, este jornal apareceu como apoio jornalístico da candidatura do PSD à Câmara de Bragança, de cujo grupo parlamentar na Assembleia Municipal, Fernando Subtil chegou a fazer parte.
Primeira página do Jornal do Nordeste, em 1998

Segundo o testemunho pessoal do diretor da RBA – Rádio Bragançana, em finais de 1997 ou princípios de 1998, Fernando Subtil, perante as dificuldades financeiras que o jornal atravessava, contactou o dr. Lionel Guedes, diretor da RBA, no sentido de este lhe comprar o jornal, o que veio a acontecer em abril de 1998. Por isso, depois de um período relativamente breve de suspensão, o jornal voltou a aparecer nas bancas, em maio de 1998, mas desta vez sob a responsabilidade do diretor da Rádio Bragançana. Da sua equipa, segundo consta num panfleto publicitário editado pelo próprio jornal, faziam parte os seguintes nomes, a maior parte dos quais funcionários ou colaboradores da RBA: Helena Fidalgo, Iracema Guedes, José Carlos Trindade, Telmo Seixas, António Rodrigues,
Francisco Pinto, José Vieira e Nicolau Sernadela.
O novo Jornal Nordeste deixou de ter a carga político-partidária que possuía anteriormente, e pretendeu afirmar-se sobretudo como um projeto empresarial de cariz informativo, aproveitando e procurando potenciar as estruturas logísticas e os recursos humanos de que a Rádio Bragançana já dispunha. Nesse sentido, de acordo com o testemunho do seu diretor de então, a grande aposta do novo jornal era a informação desportiva.
Este projeto durou até 2000, data em que foi adquirido pelo dr. João Campos, que a partir daí passou também a ser o diretor. Em 2010, o jornal conheceu um processo de fusão com a Rádio Brigantia, constituindo um novo
grupo empresarial na área da informação, que veio também a comprar A Voz do Nordeste e O Informativo.

Notícias do Interior – um mensário que não encontrou espaço

Em março de 1990, surgiu em Bragança mais um jornal, de periodicidade mensal, de que era proprietário e diretor Ernesto Rodrigues. Saiu até maio de 1993, embora só tenham sido publicados 29 números durante esses pouco mais de três anos de vida.
Pode-se dizer que este mensário não conseguiu vingar por várias razões, uma das quais poderá ter a ver com o facto de o espaço que pretendia cobrir já se encontrar ocupado pela Voz do Nordeste.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário