Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de março de 2019

Ministra da Saúde inaugura Unidade de Cuidados Continuados

A ministra da Saúde, Marta Temido, inaugura, na sexta-feira, a Unidade de Cuidados Continuados de Vinhais que há meio ano disponibiliza 24 camas para doentes com alta médica, mas a necessitar ainda de apoio na recuperação.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e a Câmara de Vinhais informaram hoje que a governante fará, na sexta-feira, a inauguração oficial da unidade que recebeu o primeiro utente, em agosto de 2018.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados pertence à Santa Casa da Misericórdia de Vinhais e, no âmbito de acordos de comparticipação financeira com o Ministério da Saúde, disponibiliza 24 camas para internamento nos regimes de longa duração e manutenção.

Este serviço faz parte da Rede Nacional de Cuidados Continuados que conta atualmente com 4.355 camas, a que corresponde um encargo financeiro do Estado, anual, da ordem de 55 milhões de euros, segundo dados da ARS Norte.

A inauguração oficial da unidade de Vinhais ocorre numa altura em que o município reforçou este tipo de apoio, mas ao domicílio, através de um protocolo de cooperação com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.


O concelho de Vinhais, no distrito de Bragança, esperou 10 anos, com um edifício pronto, por luz verde para instalar a Unidade de Cuidados Continuados, que implicou um investimento feito de 1,5 milhões de euros.


A Câmara de Vinhais reforçou também o apoio nesta área com a assinatura de um protocolo de cooperação com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste para prestar cuidados ao domicílio.

De acordo com a autarquia, esta cooperação proporciona aos doentes a possibilidade de receberem em casa os cuidados de que necessitam prestados pela Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos da Terra Fria, que serve também os concelhos de Bragança e Macedo de Cavaleiros.

Como vincou o município liderado por Luís Fernandes, esta unidade de apoio domiciliário, “permite aos doentes receber todos os cuidados na sua própria casa, durante o maior tempo possível, acompanhados por uma equipa multidisciplinar que assegura uma assistência clínica especializada”.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário