Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Presidente da câmara municipal de Bragança considera valor para apoiar transportes públicos miserável

O presidente da câmara municipal de Bragança também criticou o valor do programa de apoio à redução tarifária dos transportes públicos, que é de 172 mil euros para os 9 concelhos da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás os Montes. Hernâni Dias considera este valor miserável.
O presidente do município de Bragança considera que o valor para apoiar os transportes públicos para a região é “uma miséria”.

O governo disponibiliza cerca de 170 mil euros para os nove municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes. O autarca Hernâni Dias considera que é pouco e diz que só de concessões de linhas de transporte rodoviário para as aldeias, o município tem um gasto de 180 mil euros por ano:

“Estamos a falar de cerca de 170 mil euros para 9 concelhos. Só no concelho de Bragança o valor atribuído aos transportes é de 180 mil euros, que nós temos que atribuir só para compensar. Compreendo que não há capacidade de compensar aquilo que nós estamos a pagar. Porque o dinheiro para a totalidade da CIM é tanto ao que nós gastamos este ano”, referiu Hernâni Dias.

Segundo o autarca Hernâni Dias, este apoio é a única forma de manter o transporte entre as aldeias e a sede de concelho.

“Estamos a atribuir apoio às concessões que existem no nosso concelho, para que continuem a funcionar e não abandonem o território que é o que tem acontecido. Só para este ano vamos ter que gastar do orçamento municipal 180 mil euros para que as concessões continuem a funcionar. E para que os nossos cidadãos continuem a serem transportados desde as nossas aldeias para a cidade. A verdade é que também acabam de transportar alunos, que nós exigimos que assim seja. Para que efectivamente, estas concessões continuem, porque senão tínhamos já algumas que não funcionavam no nosso concelho”, acrescentou o presidente do município de Bragança.

O autarca Hernâni Dias garante que todas as aldeias têm transportes públicos, ainda que algumas não diariamente. O responsável municipal afirmou ainda que a câmara está a trabalhar na implementação de um sistema de transporte a pedido.

“Há aquelas aldeias em que as concessões não existem e fazemos esse trabalho e esforço enormíssimo de poder garantir que há transporte para os cidadãos. De qualquer maneira, no âmbito do projecto de mobilidade que estamos a trabalhar, com o objectivo de implementar o transporte a pedido para garantir que nós temos a capacidade de poupar recursos financeiros e materiais, garantindo também o melhor serviço à comunidade”, concluiu Hernâni Dias.

O município de Bragança diz estar a finalizar o processo de criação deste sistema de transporte a pedido, que deverá ser implementado no próximo ano.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário