Chama-se “B.I. - Biosfera Integrada” a exposição que, em 26 imagens, mostra a fauna e a flora do ecossistema brigantino e do africano. A mostra é de Pedro Rego, de Bragança, e está patente na Casa da Seda, no Centro de Ciência Viva, nesta cidade.
Segundo o fotógrafo o objectivo foi fazer um paralelismo entre os dois continentes. "Tentou-se fazer um paralelismo entre os dois ecossistemas. Existem duas fotografias, alusivas ao projecto INTEGRA, em que temos pessoas de diferentes nacionalidades, culturas e raça, a conviver de forma sã".
A mostra acaba por ser um retrato daquilo que foi a expedição do brigantino. Sobre o lugar, onde esteve 20 dias, contou as principais dificuldades em lá fotografar. "O continente africano é um pouco diferente daquilo a que estamos habituados portanto tem algumas dificuldades acrescidas, nomeadamente no clima. Existe muito pó e dificuldade em encontrar os animais que queremos, nomeadamente os predadores. Também é difícil fazer boas fotografias por causa da luz porque é mais intensa que na nossa região. Aqui também é mais fácil porque vivo cá e conheço os animais e o território", explicou Pedro Rego.
A exposição vai permanecer no espaço durante um ano, como adiantou Hernâni Dias, presidente da câmara de Bragança. "Temos aqui várias visitas de escolas e de pessoas a título individual. Temos agora aqui um projecto a decorrer diariamente, a Escola Ciência Viva, e por isso também será interessante mostrar o que temos aqui e aquilo que existe em África a este nível".
As fotografias dos vários animais são acompanhadas por um "bilhete de identidade", que indica também qual o nível de extinção da espécie. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa "INTEGRA: Rotas científicas para uma integração intercultural", financiado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário