Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

De 26 a 28 de julho, a música e a tradição regressam à aldeia de Palácios.


O “LOMBADA - Festival de Música e Tradição” estará de regresso à aldeia de Palácios, entre os dias 26 e 28 de julho. Um evento cultural organizado pela Associação Cultural e Ambiental de Palácios, com o apoio do Município de Bragança, que procura recordar os trajes tradicionais, a música, as danças, as atividades agrícolas, o convívio, a gastronomia e a animação de outros tempos, naquele que é o festival de maior longevidade no distrito.

A apresentação à imprensa decorreu no dia 15 de julho, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, tendo como enquadramento o trabalho do autor relacionado com o ciclo do pão, um dos pontos fortes deste evento. Além do fabrico artesanal do pão e dos workshops em fornos tradicionais, o Festival acolhe a recriação da segada e da malha manual, um momento onde os participantes são convidados a reviver este ritual.

“É de realçar tudo aquilo que é feito neste Festival para valorizar a tradição e a cultura da nossa região”, palavras de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a apresentação. “O LOMBADA marca a diferença, não só por todas as atividades que constam do programa, mas também pela envolvência e pelo trabalho desenvolvido por toda a comunidade”, destacou.

Esta edição do festival conta, ainda, no âmbito do Ciclo de Colheita dos Cereais, com a valorização dos Cuscos (ou couscous transmontanos) através da realização de workshops sobre a sua confeção, utilizando a farinha de trigo e as masseiras do pão. As inscrições são limitadas a 15 pessoas e deverão ser realizadas até ao dia 21 de julho, através do formulário disponível no site do Município de Bragança.

A música tradicional ibérica estará representada em vários momentos, com a atuação de La Bazanca (Espanha), Convinha Tradicional e Andarilhos (Portugal). No domingo, terá lugar o 21.º Encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste, que reunirá mais de 50 músicos de toda a região.

Município de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário