Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de julho de 2019

IPB aumenta 39 vagas e encerra um curso

O Instituto Politécnico de Bragança tem para o próximo ano lectivo mais 39 vagas.
As candidaturas de acesso ao ensino superior começaram ontem e a instituição, à semelhança de outras de regiões com menor densidade populacional, teve a possibilidade de aumentar 5% em formações na área do digital e ciências de dados e também nas áreas consideradas estratégicas para a especialização da instituição, como explica o presidente do politécnico, Orlando Rodrigues.

“Aumentamos um pouco o número de vagas, aproveitando o despacho de fixação de vagas em algumas áreas, como cursos que têm a ver com as relações lusófonas, exactamente porque temos muitos alunos internacionais nessa área, em farmácia e línguas estrageiras, e num curso que tem tido muita procura que é o curso de comunicação e jornalismo”, adiantou.

O politécnico de Bragança aumentou ainda o número de vagas noutros cursos por causa da crescente procura que têm tido e, para isso, houve áreas que viram as vagas reduzidas.

O curso de Fitofarmácia e Plantas Aromáticas e Medicinais encerrou o que também permitiu que essa gestão fosse feita. “Todos os anos fazemos uma gestão de vagas mudando de umas áreas para as outras, consoante a procura. Este ano para além dessas que utilizamos para fazer o aumento global de áreas, fizemos também um aumento de vagas das áreas digitais, informática e tecnologias de informação e comunicação, houve aumentos na área de enfermagem veterinária, marketing, educação ambiental, gestão de negócios internacionais. Houve um que deixamos de oferecer porque tinha pouca procura que foi o de Fitofarmácia”, adiantou.

Orlando Rodrigues espera que a taxa de colocação seja semelhante à do ano anterior.

A nível nacional estão disponibilizadas 51 568 vagas, apenas mais oito que no ano passado. O IPB tem este ano 2042. As candidaturas ao ensino superior são feitas online, no site da Direcção Geral do Ensino Superior e decorrem até 6 de Agosto. Os resultados serão afixados a 9 de Setembro. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário