Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Novo Censo Nacional de Lobo-ibérico: Palombar fica responsável pelas ações no Nordeste

Os trabalhos para a realização do Novo Censo Nacional de Lobo-ibérico arrancaram oficialmente no dia 25 de julho, com a realização da primeira reunião técnica preparatória, que decorreu em Vila Real, no Centro de Informação e Interpretação do Parque Natural do Alvão, sob a coordenação do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

A Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural ficou responsável pelo 'Lote 3 - Nordeste' do Novo Censo Nacional de Lobo-ibérico, um projeto considerado "como prioritário no Plano de Ação desta espécie e financiado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - Operação 03-2215-FC-000095)", refere o ICNF no seu site oficial.

O Novo Censo Nacional de Lobo-ibérico visa determinar a presença, o número e a localização das alcateias existentes, a ocorrência de reprodução das alcateias identificadas, em duas épocas reprodutoras, bem como compilar toda a informação existente para cada alcateia/zona de presença da espécie, e ainda obter outras informações sobre o lobo-ibérico. 


Assim, pretende-se, até final de 2021, conhecer a área de distribuição atual do lobo-ibérico em Portugal, bem como o número e situação das alcateias existentes. 
Membros das equipas responsáveis pelos trabalhos do Novo Censo Nacional de Lobo-ibérico. Fotografia | ICNF

"O último censo nacional de lobo decorreu em 2002/2003, pelo que a necessidade de atualizar o conhecimento sobre a situação populacional desta espécie a nível nacional, através da aplicação de uma metodologia uniforme para todo o território, num mesmo período de tempo, era desde há muito sentida. Por esse motivo, a realização de um novo censo nacional dirigido a esta espécie consta no Plano de Ação para a Conservação do Lobo-ibérico em Portugal (PACLOBO), como uma ação de prioridade máxima", sublinha o ICNF.

A área de estudo do Novo Censo Nacional de Lobo-ibérico foi dividida em 6 lotes geográficos, tendo os trabalhos a desenvolver em cada um destes sido adjudicados, através de um concurso público internacional, a 6 entidades que integram especialistas nesta espécie, entre as quais está a Palombar. 

O lobo-ibérico (Canis lupus signatus, Cabrera 1907) possui em Portugal, desde 1990, o estatuto de ameaça de EM PERIGO, de acordo com o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. 


É uma espécie estritamente protegida no nosso país, quer ao abrigo de legislação europeia (Diretiva Habitats), quer ao abrigo de legislação nacional específica (Lei nº 90/88, de 13 de agosto, Lei de Proteção ao Lobo-ibérico, e o Decreto-Lei n.º 54/2016, de 25 de agosto que a regulamenta).


Sem comentários:

Enviar um comentário