Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Procissão da Senhora das Graças juntou mais de sessenta andores do concelho de Bragança

Sessenta andores de várias localidades do concelho de Bragança e da própria cidade fizeram ontem sair à rua centenas de pessoas para a procissão do dia da Senhora das Graças, a padroeira dos brigantinos.
Em dia de feriado municipal, a catedral de Bragança abriu portas aos fiéis para a celebração religiosa que antecedeu a procissão. Uma das localidades que quis trazer um andor à cidade foi a de São Pedro de Sarracenos. Para Filomena Nascimento, da aldeia, esta é uma forma de dar a conhecer o património religioso de cada aldeia. “É bom para dar a conhecer à população de Bragança a beleza que se tem nas aldeias. Há muita gente que não conhece os santos e assim como ao nosso São Pedro, há muita gente que vai à Senhora da Ribeira, à senhora das Graças e à da Serra... assim as pessoas vão vendo a beleza dos outros santos”.

Marcelo Pires, de Rabal, explica que a aldeia está presente pela segunda vez e que é uma forma de juntar os povos. “Acaba por ser uma festa na questão cristã mas temos uma junção de todas as freguesias e os vários santos padroeiros de todas elas. É bom para juntar a população e ter as famílias aqui todas unidas”.

Ana Pires, de Terroso, mordoma de Santa Rita de Cássia, sublinha que é um orgulho trazer a padroeira à cidade. “É um grande orgulho porque é a procissão da Senhora das Graças e porque é a Santa Rita. A Santa Rita é muito milagrosa, já se lhe devem muitos milagres, mesmo aqui na região. Tem muitos devotos”.

Para José Gonçalves, de Rebordãos, presidente da confraria de Nossa Senhora da Serra, esta é uma forma das pessoas que não podem ir à festa dedicada à santa a poderem ver. “Não é para dar a conhecer é para mostrar às pessoas mais velhas da cidade, que não conseguem ir à festa, vê-la aqui”.

A procissão do dia da Senhora das Graças terminou na Casa Episcopal.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário