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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 21 de setembro de 2019

Novo sistema de transportes da CIM Terras de Trás-os-Montes deverá ser adjudicado no primeiro trimestre de 2020

O novo sistema de transportes da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes deverá ser adjudicado no primeiro trimestre de 2020.
A data foi avançada pelo secretário intermunicipal desta CIM, Manuel Miranda, que avançou ainda que em Novembro vai ser lançado concurso de concessão. “É sempre muito difícil dizer dada a complexidade e por ser um processo novo para os municípios. 3 de Dezembro é a data definida no regime jurídico para a contratualização do sistema de transporte. Vamos tentar lançar o concurso público durante o mês de Novembro, vai depender muito do concurso e dos concorrentes, mas a nossa expectativa é que no primeiro trimestre de 2020 consigamos adjudicar o serviço público de transporte de passageiros da CIM”, prevê.

O novo plano operacional de transportes públicos vai assegurar a deslocação a partir de todas as localidades de oito municípios da comunidade intermunicipal Terras de Trás-os-Montes. As aldeias com mais de 40 habitantes serão servidas pela rede regular e as restantes terão transporte a pedido.

Manuel Miranda admite que este sistema vai trazer mais encargos aos municípios, mas explica quais serão as fontes de financiamento previsíveis.

“O estudo de viabilidade económica e financeira que está a ser preparado é que vai traçar os cenários para que os presidentes dos municípios possam decidir pelas opções mais viáveis. Mas tem como receitas previsíveis o que os municípios já gastam com o transporte escolar, a receita com bilheteira, depois terá a possibilidade de nos submetermos a candidaturas, o próprio fundo de transportes, e o PART que ajudará à redução tarifária”, destacou, afirmando que desde Agosto na área da CIM já houve uma redução de 40% no preço dos bilhetes.

Já os operadores esperam que a CIM defina o caderno de encargos. Para Jorge Santos, da empresa Rodonorte/Santos, este processo tem a vantagem de vir “clarificar o que se pretende para o transporte” na maior parte do distrito.

Prevê-se que o plano operacional de transportes públicos das Terras de Trás-os-Montes possibilite a deslocação em todo este território de forma regular. 8 dos 9 concelhos aderiram, à excepção de Bragança que tem já um sistema de transportes implementado no concelho. O plano foi apresentado ontem em Mirandela, inserido nas acções que assinalam a Semana Europeia da Mobilidade.

Jornalista: Olga Telo Cordeiro

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