Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Presidente de Timor-Leste condecora padre português

O Presidente de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, decidiu hoje condecorar o padre português João de Deus Pires,  natural de Morais, Macedo de Cavaleiros, que morreu no domingo, com a medalha da Ordem de Timor-Leste, a título póstumo.
Num decreto presidencial a que a Lusa teve acesso, Francisco Guterres Lu-Olo destaca a "inexcedível intervenção" de João de Deus Pires, missionário salesiano, na assistência à população em 1979 e 1980 e durante a ocupação indonésia.

"O padre João de Deus Pires também contribuiu significativamente para a fundação das várias escolas, em particular, nas áreas onde se encontra a missão dos Padres Salesianos, na ponta leste do país", refere a nota, que destaca as consequências do trabalho do sacerdote.

"Hoje, os recursos humanos provenientes das escolas que o falecido sacerdote fundou estão colocados em diversos ramos de atividade dos setores público e privado", diz o chefe de Estado.

Para o Presidente timorense, "é fundamental que o Estado faça este público reconhecimento pelo alto sentido humanista e pela extraordinária dedicação, coragem e determinação manifestadas" por João de Deus Pires.

No documento, o Presidente delega a investidura da condecoração na ministra da Educação, Juventude e Desporto, Dulce de Jesus Soares.

Numa mensagem de pesar, Francisco Guterres Lu-Olo manifestou "profunda dor" com a morte de João de Deus Pires.

"Nesta sua caminhada junto do povo timorense, o padre João de Deus foi um apoiante incondicional e determinante da luta pela libertação nacional. Foi preso e torturado pelas forças invasoras juntamente com seus irmãos timorenses. Transportou armas para a guerrilha. Ajudou a mandar clandestinamente um rádio para a guerrilha no mato, de forma a facilitar a comunicação com o exterior", enumerou o Presidente timorense.

O padre João de Deus Pires, missionário salesiano em Timor-Leste, morreu no domingo em Díli, capital timorense, aos 91 anos de idade.

João de Deus Pires era natural de Morais, Macedo de Cavaleiros, e foi ordenado sacerdote em 1956, tendo sido enviado para Timor-Leste no ano seguinte.

"Desde esse ano até aos dias de hoje aí se manteve, desenvolvendo intensa e muito variada atividade educativa e missionária, ultrapassando dificuldades de todo o tipo e suportando grandes contrariedades durante o período da ocupação indonésia", assinala a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, numa nota citada na segunda-feira pela agência Ecclesia.

"Pela sua extrema dedicação, granjeou o respeito, a admiração e até a veneração do povo timorense, contribuindo de forma notável para a sua evangelização e para a consolidação da presença salesiana naquelas terras", acrescenta o comunicado.

O sacerdote, antigo diretor do Orfanato de Santa Terezinha, em Kelikai, foi distinguido pelo Presidente português Jorge Sampaio com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, em 2004.

Em território timorense, recebeu a Medalha da Ordem Dom Martinho Lopes pelo apoio à resistência timorense e pelo contributo relevante à luta pela independência.

in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário