Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Exercício de busca e resgate em Mogadouro aumenta resposta das autoridades em situações de catástrofes

Com vista ao desenvolvimento da cooperação entre Portugal e Espanha, em particular, na resposta transfronteiriça a catástrofes, a GNR, através da Unidade de Emergência, Protecção e Socorro, realizou, em Mogadouro, um exercício de busca e resgate em montanha, o “Mountain Rescue – Mogadouro 2019″.
Segundo o Tenente Coronel Marco Marques, da GNR, pretende-se melhorar a resposta quando surgem estas situações, em especial na zona de arribas e escarpas abruptas.

“Houve recurso a técnicas de montanha e de mergulho, uma vez que as vítimas estavam próximas da água, houve a necessidade de tirar as vítimas por água. Nós em termos de exercício temos as coisas ligeiramente controladas. O objectivo do treino e do exercício é perceber aquilo que temos que melhorar em termos de resposta”, acrescentou.

O exercício consistiu em salvar uma pessoa que se tinha aleijado durante a prática de escalada.

“Ao chegar ao local as forças perceberam que haveria mais pessoas envolvidas e tivemos que aumentar o nível de resposta que era dado para aquela situação. Num primeiro momento as equipas trataram de duas vítimas, que iniciaram o resgate imediato, foi detectado depois que quatro vítimas tiveram um acidente pedestre e que terão caído nas arribas do Douro”, explicou.

Já o presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, sublinha a importância do exercício que conseguiu por a trabalhar os profissionais de um lado e do outro da fronteira.

“Foi feito precisamente num local onde, infelizmente, já se deu um acidente do género, mas pelos meios envolvidos e pela internacionalização deste exercício, certamente Mogadouro fica grato”, disse.

O exercício no âmbito do projecto de Assistência Recíproca Inter-Regional em Emergências e Riscos Transfronteiriços é cofinanciado pela União Europeia.

Escrito por Brigantia
Foto: Município de Mogadouro
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário