Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Gondesende – welcome!

Gondesende é uma localidade, é uma aldeia, é uma freguesia, é mais um cantinho do ‘nosso Portugal’, que tive a felicidade de conhecer. E foi lá, em pleno Parque Natural de Montesinho, entre a vila de Vinhais e a cidade de Bragança, que encontrei este retrato puro de um mundo rural que ainda permanece vivo.

Cheguei e percebi que ali vive-se longe da agitação, do ruído, dos horários, dos dias curtos. Ali há tempo, muito tempo! Mas são já muito poucos os que ainda vivem naquela paz e tranquilidade. Poucas dezenas de pessoas fazem de Gondesende o seu verdadeiro e único lar. No entanto, talvez, casa sim, casa não, uma estava recuperada e arranjada. Há procura para turismo rural, para time (s) off!

Circulei a pé pelas ruas, parei para conversar com uma querida local, já entrada na idade, e fotografei. Muito! É uma bela aldeia típica, tem passado, mas tem também marcas vivas do presente. Naquele contexto de pedra que preenche todas as ruas e habitações há flores, há cor e há um gosto simples e leve em saber receber, welcome! E quem não gosta de ser bem recebido?






Sem comentários:

Enviar um comentário