O município investiu 1,2 milhões de euros, metade financiados por programas comunitários, em dois autocarros que passam a fazer duas das quatro linhas urbanas da cidade de Bragança, como explicou o presidente da Câmara, Hernâni Dias.
“A partir deste momento nós teremos 50% das linhas urbanas a serem feitas com viaturas elétricas”, sublinhou o autarca, na apresentação pública das novas viaturas adquiridas a uma empresa espanhola por concurso público.
Os novos autocarros estão dotados de “tecnologia avançada”, nomeadamente a pensar nas pessoas com problemas de mobilidade.
Como foi demonstrado, as viaturas inclinam-se para facilitar a entrada e têm rampa de acesso para cadeiras de rodas, assim como espaços para transporte de bicicletas.
Todo o sistema das viaturas é elétrico, nomeadamente o ar condicionado que é também controlado de forma automática para evitar gastos excessivos de energia.
Os passageiros terão à disposição tomadas para carregar telemóveis, rede sem fios e painéis com informação em tempo real sobre o circuito e outros temas municipais.
O presidente da Câmara indicou que o município vai “poupar 28 mil euros por ano só em combustível”, frisando também as poupanças ambientais.
“Tudo aquilo que é poupança de CO2 para a atmosfera é extremamente relevante, são 58 toneladas que vamos deixar de emitir”, concretizou.
A Câmara de Bragança foi pioneira há várias anos na aquisição de autocarros elétricos, os primeiros dos quais, também dois, acabaram por ficar inutilizados por falta de assistência especializada.
“Não acredito que hoje em dia haja essa dificuldade de se poder garantir assistência às viaturas e que crie problemas como tivemos no passado com os outros autocarros”, considerou o presidente da Câmara.
A aquisição das viaturas elétricas insere-se nas medidas municipais que têm sido adotadas para fazer de Bragança uma “ecocidade” com preocupações ambientais.
Parte da frota do município é também já elétrica, a iluminação pública tem sido substituída por tecnologia LED e a Câmara disponibiliza 120 bicicletas elétricas à cidade, que contabiliza já também um total de 20 postos de carregamento de carros elétricos.
Alguns são de uso exclusivo do município, mas a maioria está acessível aos proprietários de viaturas elétricas que têm duas horas de carregamento gratuito disponíveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário