Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 4 de janeiro de 2020

As Lágrimas do Abade

Há uns tempos a esta parte, alguém deve ter pretendido passar uma mensagem e o método escolhido foi o de conspurcar o Busto do NOSSO ABADE DE BAÇAL que está no patamar superior do Jardim António José de Almeida. Esse assunto já mereceu a devida atenção, por várias vezes, no "MEMÓRIAS… e outras coisas".
É o tempo para informar o autor da infeliz “proeza” que a mensagem não passou até porque, pelos vistos, poucos olharão para o Busto do NOSSO ABADE DE BAÇAL pois se muitos olhassem, nomeadamente os responsáveis pela preservação do NOSSO Património Cultural e Construído já teriam tomado as medidas adequadas para eliminar, ou pedir a quem de direito para o fazer, as marcas do “crime” de lesa património.
O Busto do Abade de Baçal está colocado naquele espaço há 85 anos. Inaugurado em abril de 1935, por altura do 70º aniversário do ABADE, mobilizou em sua volta toda a população de Bragança e a sua construção ficou-se a dever à contribuição de todos através de uma subscrição pública.
Quero com isto dizer que quem perpetrou o dislate desrespeitou a memória daqueles que, outrora, se empenharam em realizar esta homenagem e esta obra, que quiseram fosse perpetuada pelas gerações vindouras… por NÓS. Agora é a nossa vez.
Não será já tempo de “limpar as lágrimas” ao busto do Abade de Baçal? É que hoje, 18 de junho de 2020... continua a chorar, quem sabe se de tristeza.

O QUE É NECESSÁRIO FAZER PARA LIMPAR AS LÁGRIMAS AO ABADE?

HM

1 comentário:

  1. O acto de vandalismo perpetrado, leva-me a um “copy/paste” de um outro comentário a uma outra conduta: o vandalismo (...) ao busto do Abade não é política: é apenas crime.

    ResponderEliminar