Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional

O Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela é o primeiro museu português a ser reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional, a única organização intergovernamental em matérias de azeite e de azeitonas de mesa e que integra a ONU (Organização das Nações Unidas).

O museu temático mirandelense ganha agora maior visibilidade ao integrar o site da rota dos museus dedicados aos produtos da oliveira, a par de grandes países produtores de azeite, como Israel, Itália, Grécia e Espanha.

 “Tendo em conta a importância desta fileira no nosso concelho, nós temos extensos olivais e oliveiras centenárias, temos dos melhores azeites do concelho que são premiados, decidimos que seria bom internacionalizarmos o museu. O nosso contacto foi através do Ministério da Agricultura, que conseguiu que o Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela vigorasse no web site do Conselho Oleícola Internacional, como um dos museus visitáveis e fazendo parte do roteiro dos museus de todo o mundo”, referiu a vereadora da cultura, Vera Preto.

Vera Preto não tem dúvidas que este reconhecimento e promoção vão trazer maior visibilidade turística a nível internacional para o Museu da Oliveira e do Azeite e para o concelho de Mirandela.

“Vai potenciar o turismo, principalmente o turismo relacionado com experiências na área da apanha azeitona, visitar lagares e acima de tudo alavancar a fileira oleícola da nossa região a nível económica”, acrescentou.

O Museu da Oliveira e do Azeite abriu ao público no Verão de 2017. Um projecto dos arquitectos Manuel Graça Dias e Egas Vieira, que já tinha sido um dos 19 projectos portugueses nomeados para o Prémio de Arquitetura da União Europeia.

No espaço museológico, que alia a antiguidade à modernidade, foi colocado um lagar tradicional e criadas secções ligadas ao aproveitamento do azeite.


Escrito por Terra Quente

Sem comentários:

Enviar um comentário