Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

2.ª Edição do Curso de Armadilhagem Fotográfica teve todas as vagas preenchidas e contou com participantes de várias áreas de formação

A 2.ª Edição do curso 'Uso e Potencialidades da Armadilhagem Fotográfica em Estudos de Ecologia e Monitorização de Fauna Silvestre', que decorreu entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em Vimioso (Bragança), contou com a participação de 16 pessoas, das quais nove portugueses e sete espanhóis.
Grupo de participantes. Fotografia Palombar.
O curso foi organizado pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, em parceria com o Instituto de Investigación en Recursos Cinegéticos - Universidad de Castilla-La Mancha (IREC, CSIC-UCLM-JCCM) e a Unidad Mixta de Investigación en Biodiversidad - Universidad de Oviedo (UMIB, UO-CSIC-PA), ambos em Espanha. Realizou-se também em colaboração com a Câmara Municipal de Vimioso, Vales de Vimioso, PINTA - Parque Ibérico de Natureza e Aventura de Vimioso e os Bombeiros Voluntários de Vimioso.

Os participantes do curso, provenientes de várias zonas de Portugal e Espanha, eram de diferentes áreas de formação, nomeadamente alunos de doutoramento, mestrado, licenciatura e bolseiros de investigação nas áreas das Ciências Biológicas e Ambientais, Ciência Animal e Ciências Veterinárias. Participaram ainda técnicos de conservação da natureza de várias ONG e da Administração/Estado, veterinários e consultores na área da gestão de fauna silvestre.
Componente prática. Fotografia João Santos/Palombar.
O curso teve como principal objetivo dotar os participantes de conhecimentos técnicos e científicos sobre o uso da armadilhagem fotográfica como ferramenta de estudo e monitorização de populações de fauna silvestre, em particular mamíferos e aves. O uso da armadilhagem fotográfica para o estudo da fauna silvestre tem crescido substancialmente nos últimos anos e o número cada vez maior de artigos científicos publicados cujas investigações recorrem a esta ferramenta mostram a sua versatilidade e atestam a sua robustez como técnica de monitorização.


O curso teve como formadores Pablo Palencia e Pelayo Acevedo, biólogo Ph.D., ambos do Instituto de Investigación en Recursos Cinegéticos, da Universidad de Castilla-La Mancha (IREC, CSIC-UCLM-JCCM), em Ciudad Real, em Espanha, e Patricia Mateo-Tomás, bióloga Ph.D. da Unidad Mixta de Investigación en Biodiversidad da Universidad de Oviedo (UMIB, UO-CSIC-PA), em Oviedo, Espanha.
Formador Pablo Palencia. Fotografia João Santos/Palombar.
Formador Pelayo Acevedo. Fotografia João Santos/Palombar. 
Formadora Patricia Mateo-Tomás. Fotografia João Santos/Palombar.
“Esta 2.ª edição do curso de armadilhagem fotográfica foi um enorme sucesso. À semelhança do que tinha acontecido no ano passado, todas as vagas foram preenchidas, tivemos um grupo de alunos muito interessado e participativo. As expetativas foram claramente atingidas, podendo mesmo dizer-se que foram ultrapassadas. Obtivemos um ótimo retorno por parte dos formandos e também dos formadores, o que nos motiva bastante para continuar a apostar na formação a este nível e, por isso, prevemos organizar mais edições”, afirmou João Santos, biólogo Ph.D. da Palombar e coordenador do curso.


O biólogo sublinha que “este curso está a consolidar-se, está a tornar-se num curso de referência, atraindo estudantes universitários, investigadores e técnicos ligados à conservação e gestão da fauna silvestre, tanto de Portugal como de Espanha. Isto deve-se a vários fatores, nomeadamente à forma como o curso está estruturado, às temáticas abordadas e também, obviamente, à excelente qualidade dos formadores. Outros aspetos importantes são também o preço atrativo do curso e o território em que este é realizado. Normalmente, este tipo de formações de carácter técnico-científico decorre em cidades onde existem universidades e centros de investigação, e nós conseguimos oferecer um curso de grande qualidade e com essas componentes num contexto territorial diferente. Isto também é uma forma de dar a conhecer e dinamizar a região onde estamos a trabalhar e a desenvolver os nossos projetos e contribui para valorizar o interior, que é uma das preocupações da Palombar”.
Visita ao Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais. Fotografia João Santos/Palombar. 
Visita a um pombal tradicional da aldeia de Uva. Fotografia João Santos/Palombar.
No último dia do curso, 13 de fevereiro, foi realizada uma visita de campo, durante a qual os participantes puderam conhecer, na parte da manhã, o Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais (CIPT), em Uva (Vimioso), sendo a visita guiada pelo biólogo Américo Guedes da Palombar. Da parte da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de visitar um Campo de Alimentação para Aves Necrófagas (CAAN), gerido pela Palombar, localizado na zona de Algoso e inserido na Zona de Proteção Especial (ZPE) Rios Sabor e Maçãs (PTZPE0037). A visita ao CAAN foi guiada pelo biólogo Iván Gutiérrez da Palombar.
Visita ao Campo de Alimentação para Aves Necrófagas. Fotografia João Santos/Palombar.
Visita ao Campo de Alimentação para Aves Necrófagas. Fotografia João Santos/Palombar.

Sem comentários:

Enviar um comentário