Este conjunto de mais de 30 fotografias leva-nos até Vila Boa de Ousilhão, no concelho de Vinhais, e dá a conhecer o que é o dia de Entrudo na aldeia que não quer deixar morrer a magia dos mascarados. As fotografias são da autoria de Egídio Afonso. O fotógrafo, natural do Porto, descobriu, por acaso, este Carnaval e começou a captar a tradição. Nos últimos anos reuniu mais de 14 mil imagens que já deram origem a um livro e agora a uma exposição.
“A ideia de vir fotografar o Entrudo era apenas por prazer mas ao fim de vários anos comecei a olhar para o conjunto das imagens e vi que valia a pena fazer este trabalho”, frisou.
Egídio Afonso passou vários anos a captar a essência do Entrudo de Vila Boa de Ousilhão. Com o trabalho por lá cumprido, o fotógrafo quer agora conhecer outras manifestações associadas às festas de inverno. Para já começará por gosto mas não fecha a porta a uma futura oportunidade em expor novo trabalho. “Este ano já estive em Grijó de Parada, no concelho de Bragança, na altura do Natal, em Espanha, também no Inverno, e, agora, a ideia é alargar o trabalho e ver no que pode dar”, assinalou Egídio Afonso, que apesar de ser do Porto, já trabalhou várias vezes na região do Douro e, por isso, sempre conheceu e admirou estas manifestações culturais.
Fernanda Silva, vereadora da câmara de Bragança, com o pelouro da cultura, assume que fazia todo o sentido trazer Vinhais a Bragança já que os dois territórios, nesta matéria, em muito se parecem.
A exposição pode ser visitada até ao dia 22 de Março.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário