Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

A “Folia” do Entrudo Chocalheiro de Vila Boa de Ousilhão em exposição no Centro de Fotografia Georges Dussaud

Chama-se “Folia” e é a mais recente exposição que o Centro de Fotografia Georges Dussaud, em Bragança, está a acolher.
Este conjunto de mais de 30 fotografias leva-nos até Vila Boa de Ousilhão, no concelho de Vinhais, e dá a conhecer o que é o dia de Entrudo na aldeia que não quer deixar morrer a magia dos mascarados. As fotografias são da autoria de Egídio Afonso. O fotógrafo, natural do Porto, descobriu, por acaso, este Carnaval e começou a captar a tradição. Nos últimos anos reuniu mais de 14 mil imagens que já deram origem a um livro e agora a uma exposição.

“A ideia de vir fotografar o Entrudo era apenas por prazer mas ao fim de vários anos comecei a olhar para o conjunto das imagens e vi que valia a pena fazer este trabalho”, frisou.

Egídio Afonso passou vários anos a captar a essência do Entrudo de Vila Boa de Ousilhão. Com o trabalho por lá cumprido, o fotógrafo quer agora conhecer outras manifestações associadas às festas de inverno. Para já começará por gosto mas não fecha a porta a uma futura oportunidade em expor novo trabalho. “Este ano já estive em Grijó de Parada, no concelho de Bragança, na altura do Natal, em Espanha, também no Inverno, e, agora, a ideia é alargar o trabalho e ver no que pode dar”, assinalou Egídio Afonso, que apesar de ser do Porto, já trabalhou várias vezes na região do Douro e, por isso, sempre conheceu e admirou estas manifestações culturais.

Fernanda Silva, vereadora da câmara de Bragança, com o pelouro da cultura, assume que fazia todo o sentido trazer Vinhais a Bragança já que os dois territórios, nesta matéria, em muito se parecem.

A exposição pode ser visitada até ao dia 22 de Março. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário