Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Doutoramentos nos politécnicos ainda não avançam

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior continua a defender que é preciso alargar e diversificar a forma de fazer doutoramentos.
Isto apesar de há poucos meses ter dito, numa entrevista que os doutoramentos nos politécnicos ficariam, por algum tempo, na gaveta, e a aposta deveria agora ser nas pós-graduações. Questionado sobre o assunto, na sua recente passagem por Bragança, Manuel Heitor explicou que na altura certa o regulamento legal será alterado.

“Temos de alargar e diversificar a forma de fazer os doutoramentos. O que já se fez no último ano foi muito importante, o reforço da capacidade científica. Neste politécnico, já há dois centros de investigação classificados com excelente e temos hoje numa rede em vários politécnicos a instalação de centros de investigação sem os quais era impossível abrir os doutoramentos. O regulamento de bolsas de doutoramento já foi revisto para garantir que o período de investigação pode ser feito em laboratório em qualquer instituição, tem de ser passo após passo”, afirmou.

Em Bragança, recentemente, esteve ainda o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. Pedro Dominguinhos sublinhou que mais de 60% dos centros de investigação são excelentes e muito bons, em termos de classificação, e que esse estão reunidas as condições para que os politécnicos possam outorgar o grau de doutor. “As recentes classificações das unidades de investigação dos politécnicos foram muito positivas, estamos a cumprir os requisitos plasmados no decreto-lei para a outorga do grau de doutor. O problema é que quem passa o grau são as universidades, os politécnicos não outorgam o grau. Se já podemos fazer quase tudo, então só falta a questão legal”, sublinha.

Manuel Heitor esteve presente na reunião do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. O ministro salientou apenas que a reunião serviria para acompanhar "Contrato para a Legislatura", sendo que algumas metas passam por captar mais alunos para o ensino superior.

Pedro Dominguinhos explicou que há várias áreas a trabalhar, que estão agora em discussão.

Manuel Heitor e Pedro Dominguinhos estiveram em Bragança a propósito de uma conferência internacional sobre processos de co-criação no instituto politécnico. 


Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário