O evento tem como objectivo promover o fumeiro do concelho e, sobretudo, o butelo, um dos ex-libris destas terras. E como que em homenagem ao enchido, de hoje e até domingo, vários expositores estão na Praça Camões, onde há também espaço para outros produtos da região. Francisco Figueiredo, grão-mestre da Confraria do Butelo e das Casulas, assegura que, com o festival, a procura do butelo tem aumentado. “É um prato cada vez mais conhecido e cada vez mais procurado. Este festival tem feito com que a procura tenha aumentado de ano para ano. O butelo está quase esgotado e ainda só estamos no começo. A procura tem sido bastante grande e há cada vez mais gente a organizar eventos com o butelo e as casulas. É um prato que está cada vez mais na moda. Os produtores têm feito por aumentar a produção e mesmo assim têm tido dificuldades em ter resposta para a procura”.
Várias centenas de pessoas visitam o concelho por estes dias, uma vez que ao festival se associa o Carnaval dos Caretos. O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, garante que a oferta hoteleira na região está esgotada. “Como é um evento que já tem algum histórico e como nos anos anteriores tem corrido muito bem, para este ano contamos com o mesmo, que as pessoas afluam a este espaço e que procurem o rei da gastronomia nesta época do ano. Sabemos que neste fim-de-semana as unidades hoteleiras estão todas esgotadas, tanto na cidade como na parte rural”.
O Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos termina quarta-feira com a recriação do Diabo, Morte e Censura, pelas ruas do centro histórico de Bragança.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário