À boa moda transmontana ou até com um toque de criatividade, são várias as formas com que esta verdura é servida por estes dias que dá mote a um festival que acompanha a época do entrudo.
Mas para explicar melhor quais as sugestões para quem quiser provar o grelo, falamos com três proprietários de restaurantes.
Luís Filipe Costa tem um estabelecimento de restauração em Podence, aldeia por onde ao longo dos quatro dias se estima que passem mais de 40 mil pessoas para participar no Entrudo Chocalheiro.
Faz parte desta rota desde o início, com o grelo confecionado de várias formas, e confessa que a procura, por este e outros pratos transmontanos, é de tal ordem elevada nestes dias que é até necessário reforçar o pessoal:
“Nós servimos os grelos como acompanhamento da alheira, chouriça, na posta, no rodeão, salteado ou apenas cozido e regado com azeite.
De sobremesa temos também a tarte de grelos que é um exclusivo da nossa casa até agora. Também temos o licor de grelos que pode ser servido no final.
A procura é tão grande nestes dias que não aceitamos reservas pois não é possível ter as mesas paradas à espera dos clientes. Nestes dias temos de reforçar o pessoal. “
Pela cidade, o grelo também não passa despercebido e já há reservas para o Carnaval.
Patrick Simão é proprietário de um restaurante e conta que qualquer prato pode ser acompanhado de grelos:
“O grelo é salteado com alho.
Como temos várias opções para poder acompanhar, permitimos que qualquer prato, durante este período, possa escolher grelos.
Nos anos anteriores chegou-se a vender kebab com grelos e até picanha acompanhada com grelos.
A aceitação não é igual à da rota do javali e à dos enchidos, mas também é boa.”
João Borges também tem um restaurante na cidade e diz ser um festival que atrai pessoas:
“Os grelos são cozidos com sal e depois assados com azeite, acompanhados com uma alheira da nossa zona ou com outras carnes.
Este festival funciona bem pois as pessoas aderem a esta iguaria da nossa região.”
Um festival promovido pelo Geopark Terras de Cavaleiros cuja Coordenadora Executiva, Antónia Morais, garante que vai muito além dos restaurantes parceiros:
“Nós temos 26 restaurantes aderentes que são parceiros do Geopark Terras de Cavaleiros e temos, em Podence, 26 tasquinhas que abrem exclusivamente para este período do Entrudo Chocalheiro. Assim, temos meia centena de restaurantes aderentes a este Festival do Grelo.”
O grelo a servir de acompanhamento ao Entrudo Chocalheiro dos Caretos de Podence que promete enchentes no concelho macedense.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário