Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)
Ontem foi assim a cidade renasceu das cinzas… como a Fénix e tudo se animou… timidamente… como quem pede desculpa. Fizeram-se as pazes com a grande pandemia de 1347 – 1352, a Peste Negra em que milhares de judeus foram barbaramente mortos acusados de serem os causadores da peste e de envenenarem os poços… como sempre os ratos foram absolvidos da causa da morte de milhões de pessoas por toda a Europa. De novo regressaram pacificados os soldados que começaram a morrer às centenas no quartel do 30 em Bragança, na grande pandemia de 1918 – 1920…. A cidade morria dolorosamente como toda a Europa.
…ontem Bragança renasceu… os cafés e os restaurantes abriram… como quem acorda dum pesadelo… com esperança…
Fui à Livraria Rosa d´Ouro. Eu só queria comprar o livro do meu José Mário Leite: CANTO D´ ENCANTOS, mas a visita à livraria é obrigatória… que saudades. Depois o Chave d´Ouro… o primeiro café… como quem comunga… e fica em estado de graça… e o meu pai regressa… é dia de feira e estranha a ausência dos seus amigos do negócio.
Abro o livro e logo encontro o Aleijadinho da Açoreira que ao som da concertina traz a novidade e as desgraças do fim do mundo… e vende os panfletos impressos a tinta azul… assim conta o Zé Mário… encantado… há tantos anos que não via o Aleijadinho!
E o Mário Leite regressa à Junqueira da Vilariça, a sua terra natal. De novo se abre o Soto e a taberna e vemos claramente entrar o António Peres, monárquico, que logo pela manhã bebe dois copinhos de aguardente… não é por nada… é só por causa da azedia… “Pois então fique a saber que só há uma coisa melhor que um copo de cachaça… São dois copos de cachaça”!
E o livro continua com uma infinidade de histórias de encantar… mas a mais bonita é a do Touro Azul… que tem que se contar duma só vez… e o tempo escasseia no longo serão transmontano…
Um livro maravilhoso… cheio de encantamentos, de pessoas e personagens que renascem do “palácio da memória”… mas por hoje só vou contar a conta do Touro Azul… essa é a mais bonita… Mas não… essa é muito grande e tem que se contar duma só vez… O nosso José Mário Leite que a conte que é quem a sabe melhor… plasmada no livro: CANTO D´ ENCANTOS e que em Bragança se vende na Livraria Rosa d´Ouro.
… felizmente “ainda há reinos maravilhosos”… e o José Mário Leite sabe tão bem que existem… e sabe tão bem contar. O seu livro, o nosso livro, lê-se como quem come fruta madura da Vilariça… ou come o rebuçado mais doce do mundo… que se compra, por meio tostão, no Soto da aldeia por onde passa a vida, almocreves e lavradores, pedintes e abastados, justos e pecadores e sobretudo meio mundo de encantamentos.
Um livro a não perder.
Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança.
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
terça-feira, 19 de maio de 2020
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário