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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 11 de julho de 2020

Aberto concurso público para reabilitar estação centenária de Mirandela

A empreitada da centenária estação ferroviária de Mirandela foi posta hoje a concurso com um investimento previsto de quase 2,2 milhões de euros para reabilitar o edifício votado ao abandono desde a desativação da linha do Tua.
A Câmara de Mirandela é a dona e a autora do anúncio publicado hoje em Diário da República com um prazo de 21 dias para a apresentação de propostas para a empreitada que deve estar concluída, depois de adjudicado, em 545 dias, ou seja cerca de um ano e meio.

A emblemática estação de comboio que deu nome à Alheira de Mirandela por serem dali despachadas as encomendas do enchido de Trás-os-Montes para o litoral, está abandonada há décadas e só em setembro de 2019 se alcançou o acordo que permite a reabilitação do edifício.

A Câmara de Mirandela e a empresa Infraestruturas de Portugal (IP) celebraram um contrato de comodato que garante o usufruto de edifícios e terrenos ao município por um período de 50 anos com o compromisso de realizar obra no prazo de 36 meses (três anos).

Desde a desativação da linha do Tua entre Bragança e Mirandela, no início da década de 1990, que todo o património ferroviário da cidade está abandonado enquanto ao lado foram construídas novas infraestruturas para o Metropolitano de Superfície, entretanto também desativado como toda a linha do Tua.

A ligação à linha do Douro perdeu-se definitivamente com a construção da barragem de Foz Tua, com a albufeira a submergir 17 quilómetros da ferrovia para dar lugar a barcos e a um comboio turístico em menos de 30 quilómetros de linha, que será reativada entre a Brunheda e Mirandela, no âmbito do esperado Plano de Mobilidade do Vale do Tua.

A futura viagem de comboio de turistas e população terminará na estação de Mirandela onde a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues, já anunciou que pretende instalar um posto de turismo com o arranjo da zona envolvente.

Foto: António Pereira

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