Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 14 de julho de 2020

Novo Banco Cultura cede cinco obras ao Museu de Mirandela

Novo Banco Cultura cede cinco obras dos pintores Nikias Skapinakis, Luís Noronha da Costa e Maria de Lurdes Ribeiro ao Museu de Mirandela. Projeto envolve já 31 museus e 69 obras em exposição permanente em todo o país. Na Região Norte já são 6 museus.
O Novo Banco vai assinar mais um protocolo no âmbito do seu projeto Novo Banco Cultura, com a Câmara Municipal de Mirandela, no dia 14 de julho, para a cedência de cinco obras dos pintores Nikias Skapinakis, Luís Noronha da Costa e Maria de Lurdes Ribeiro (Maluda), ao Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, em Mirandela. Esta incorporação vai ao encontro do desejo do museu de consolidar o núcleo de pintura portuguesa do século XX.

“Paysage de la Vallée des Rois VII” e “Paysage de la Vallée des Rois XVII”, de Nikias Skapinakis, um dos mais singulares pintores contemporâneos portugueses, “Vulto na praia” e “Velas”, de Noronha da Costa, e a pintura “Lisboa XXXII – Rua do Ouro”, de Maluda, ficarão a partir de agora expostas ao público, no Museu que não tinha ainda nenhuma obra destes pintores.

Com este protocolo, são já seis os museus da região norte a contar com obras da coleção do Novo Banco, Guimarães, Chaves, Lamego, Braga, Viana do Castelo e agora Mirandela.

Desde janeiro de 2018, são já 69 as obras de grande relevo artístico colocadas em exposição permanente em 31 museus e espaços de fruição pública de várias regiões do país. Este projeto, que tem origem no contrato entre o Novo Banco e o Estado Português, através do Ministério da Cultura, para divulgação e partilha do património cultural e artístico do Banco, está presente em museus de Castelo Branco, Guarda, Guimarães, Setúbal, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Lisboa, Viseu, Torres Novas, Óbidos, Madeira, Açores (Ponta Delgada e Angra do Heroísmo), Faro, Beja, Évora, Portalegre, Crato, Chaves, Vila Franca de Xira, Aveiro, Lamego, Braga, Leiria, Ourique, Lousã, Viana do Castelo e Mirandela.

Sem comentários:

Enviar um comentário