“Natal de Proximidade” é organizada pelos professores e alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do agrupamento de escolas Miguel Torga, em Bragança. Segundo Jorge Novo, professor de Moral, o objectivo é recolher alimentos não perecíveis, roupa, calçado e produtos de higiene para ajudar os alunos mais carenciados. “Temos constatado e temos tido mais pedidos de ajuda este ano. Temos que ser nós, alunos professores e comunidade a ajudar. As pessoas podem trazer o que quiserem e deixar numas caixas próprias, colocadas na sala de convívio dos alunos. No dia 22 e 23 será feita a entrega”.
Quem quiser ajudar pode fazê-lo até 18 de Dezembro no agrupamento de escolas Miguel Torga. Algumas campanhas realizadas em anos anterior voltam a repetir-se. É caso do “Natal na Prisão”. Decorre até Janeiro e apela-se à doacção de meias e sabão azul para os cerca de 400 reclusos das prisões de Bragança e Izeda, explica Rui Magalhães, director do Serviço da Pastoral Penitenciária. “As meias são sempre necessárias e a barra de sabão também. O objectivo desta recolha é dar um presente simbólico. Está aberta a todas as paróquias, unidades pastorais e pessoas que queiram participar”.
Por Alfândega da Fé, as várias paróquias do concelho estão também a solicitar a oferta de bens alimentares e roupa de cama para quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social. O padre Manuel Ribeiro, presidente de duas das IPSS, refere que a recolha será feita no dia 20 de Dezembro. “Será um domingo solidário em que todas as pessoas vão colocar os bens alimentares e outros para entregar a essas famílias mais carenciadas”.
Também está a decorrer uma acção de recolha de alimentos, na Catedral de Bragança, para entregar à comunidade emigrante. Campanhas de solidariedade lançadas pela diocese de Bragança-Miranda para esta quadra natalícia.
Sem comentários:
Enviar um comentário