Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Vimioso procedeu hoje à entrega de um cheque prémio "Bebé do Ano"

 O município de Vimioso investiu nos últimos 18 anos cerca de 630 mil euros em apoios à natalidade e à saúde dos recém-nascidos, uma medida que pretende fixar jovens casais naquele concelho, disse hoje o presidente da câmara.
"Esta iniciativa, realizada pela primeira vez, teve por objetivo alertar para o despovoamento do concelho de Vimioso e esta foi uma das medidas de um vasto pacote que pretendia fixar os jovens na sua terra", explicou à Lusa Jorge Fidalgo.

Ao longo destes 18 anos nasceram, naquele concelho do distrito de Bragança, 505 bebés de ambos os sexos, o que dá uma média de cerca de 25 bebés por ano.

"Sabemos que não é através deste incentivo que as pessoas se fixam neste concelho, mas é uma forma de premiar aquelas famílias que continuam a acreditar que é possível projetar um futuro familiar em Vimioso", vincou o autarca trasmontano.

A Câmara de Vimioso procedeu hoje à entrega de um cheque prémio no valor de mil euros associado ao "Bebé do Ano", que contemplaram as 20 crianças nascidas no concelho em 2020.

Por outro lado, o autarca social-democrata insiste no prolongamento do ensino até ao 12.º ano de escolaridade, no concelho, afirmando que há falta de vontade política para concretizar este antigo anseio da população e da autarquia.

"Só por falta de vontade política é que não há o prolongamento de ensino até ao 12.º ano, em Vimioso. Esta sim, era uma medida fundamental que ajudava a fixar os jovens e famílias no concelho", vincou Jorge Fidalgo.

Além deste apoio monetário direto de mil euros, o município de Vimioso financia na totalidade a vacinação das crianças contra a meningite, um encargo que ronda cerca de 500 euros por cada bebé.

Este ano a cerimónia de entrega de prémios durante o concurso "Bebé do Ano" teve contornos diferentes do habitual, já que a cerimónia foi dividida por duas fases e não houve o tradicional lanche convívio e as habituais sessões de esclarecimento.

"A entrega dos prémios foi efetuada de forma faseada, seguindo as normas impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) ", indicou o autarca transmontano.

No período pós-pandemia, o autarca disse que poderá haver uma inversão, em que as pessoas procurem concelhos do interior como Vimioso, que oferece terrenos para a instalação de empresa a um cêntimo o metro quadrado ou ajuda em projetos de construção.

"Sou otimista por natureza e esta situação poderá acontecer", sustentou.

Segundo Jorge Fidalgo, o concelho de Vimioso, à semelhança de outros no distrito de Bragança, está "envelhecido", em que cerca de 60% da população tem mais de 65 anos.

O município de Vimioso foi pioneiro no país ao implementar em 2002 estas medidas de apoios à natalidade, com um prémio inicial de 500 euros que valor que foi duplicado em anos seguintes para ajudar a combater o despovoamento do território do Planalto Mirandês.

Foto: Imagem de arquivo do ano anterior (CMV)

Sem comentários:

Enviar um comentário