Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Cultura do Norte apresenta obra sobre pintura mural do século XVI no Nordeste Transmontano

 O livro “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI”, que descreve 35 dos principais núcleos deste tipo de arte no Nordeste Transmontano, vai ser apresentado em Torre de Moncorvo acolhe, na quinta-feira, anunciou a Cultura do Norte.
“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI”, da autoria de Joaquim Inácio Caetano, identifica, descreve e caracteriza, formal e tecnicamente, 35 dos principais núcleos de pintura mural do nordeste de Portugal, distribuídos por quatro concelhos do nordeste do país, indica a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A DRCN, explica, numa informação publicada no seu sítio na Internet, que esta publicação abrange pinturas murais de Miranda do Douro, Mogadouro, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança.

A publicação demonstra paralelos formais e estilísticos na raia espanhola, onde o leitor é levado a conhecer os locais, as técnicas, as oficinas, a estética, a simbologia e o imaginário associado a este fenómeno cultural, artístico, religioso e popular, tão marcante do território raiano transmontano, no século XVI, "constituindo-se como uma das maiores heranças culturais comuns entre Portugal e Espanha".

“A exemplo das restantes publicações da Coleção Património a Norte, também 'Pintura mural: a raia transmontana no século XVI' é enriquecida com a disponibilização de vários conteúdos multimédia, pelo que a presente revista inclui a oferta de óculos de realidade virtual, visando otimizar a experiência dos leitores”, vinca a DRCN.

A publicação “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” junta-se a duas outras publicações, sobre pintura mural, já anteriormente editadas nesta coleção, complementando-as: o segundo número sobre “A Pintura Mural no Museu de Alberto Sampaio”; e o quarto, dedicado ao tema “Pintura mural: intervenções de conservação e restauro”.

“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” é publicado no âmbito do projeto Património em Comum (PatCom), numa parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e da Direção-Geral de Património da Junta de Castela e Leão, que visa o estudo, valorização e divulgação do património em comum, na zona raiana entre Trás-os-Montes e Castela e Leão.

A sessão terá apresentação do historiador Francisco José Lopes, e contará com a presença da diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e do presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.

Sem comentários:

Enviar um comentário